O desafio da inclusão

O processo em análise

Autores/as

  • Michele Fiametti Zanatta Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
  • Ana Cristina dos Santos Alves Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

Palabras clave:

Inclusão, Estudante com deficiência, Planejamento, Adaptação curricular, Avaliação

Resumen

O artigo aborda o tema da inclusão, analisando a prática dos docentes do Ensino Fundamental I no que diz respeito às experiências em sala de aula: planejamento, adaptação curricular e avaliação dos estudantes inclusos. O foco desta análise é a proposta inclusiva de um colégio particular de Educação Básica, situado no Sul do país e que possui aproximadamente 700 estudantes, dos quais 20 são estudantes de inclusão. Estudar este tema é relevante na medida em que as escolas precisam, cada vez mais, ressignificar suas práticas, qualificar suas ações, aprofundar o assunto e apresentar novas possibilidades para professores, estudantes e suas famílias. A pesquisa foi realizada a partir de leitura e análise bibliográfica sobre o assunto da inclusão escolar como um todo e sobre os aspectos pedagógicos, incluindo o planejamento, a adaptação curricular, a avaliação e a legislação, por meio da aplicação de questionário aos professores do Ensino Fundamental e análise dos dados levantados.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Michele Fiametti Zanatta, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

Orientadora educacional do Colégio Marista Aparecida, da Educação Infantil e Ensino Fundamental I, desde 2014. Formada em Magistério, Licenciatura Plena em História, MBA em Gestão Educacional, pós-graduada em Psicopedagogia clínica e Institucional, Orientação Educacional e Gestão Curricular Marista

Ana Cristina dos Santos Alves, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

Formação e atuação em nota de rodapé Mestre em Lingüística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Brasil Assessora da Área de Conhecimento Linguagens e Códigos da Gerência Educacional.

Citas

BATISTA, Cristina A. Mota; MANTOAN Maria Teresa E. Atendimento educacional especializado em deficiência mental. In: GOMES, Adriana L. Limaverde et al. Atendimento educacional especializado: deficiência mental. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2007. p. 16-21.

BEYER, Hugo Otto. Inclusão e avaliação na escola: de alunos com necessidades educacionais especiais. 2. ed. Porto Alegre: Mediação, 2006.

BRASIL. Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 7 jul. 2015. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm>. Acesso em: 06 fev. 2017.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 23 dez. 1996. Disponível em <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm>. Acesso em: 20 dez. 2016.

BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: adaptações curriculares. Brasília, DF: Ministério da Educação, 1998

BRASIL. Ministério da Educação. Resolução CNE/CEB nº 2, de 11 de setembro de 2001. Brasília, DF: MEC, 2001.

CARVALHO, Rosita Edler. Removendo barreiras para aprendizagem: educação inclusiva. Porto Alegre: Mediação, 2000.

FILIDORO, Norma Susana. Adaptações Curriculares. Escritos da Criança, , Porto Alegre: Centro Lydia Coriat, 2001. p. 111-151. Número 6.

HOFFMAN, Jussara Maria Lerch. Avaliação: mito e desafio: uma perspectiva construtivista. 26. ed. Porto Alegre: Mediação, 1999.

LIMA, Elvira Souza. Diversidade na sala de aula. São Paulo: Editora Sobradinho 107, 2006. Coleção Cotidiano na Sala de Aula.

MANTOAN, Maria Teresa Eglér. Inclusão escolar: O que é? Por quê? Como fazer? São Paulo: Moderna, 2006.

MARTINS, Lúcia de Araújo Ramos; MELO, Francisco Ricardo Lins Vieira de; PIRES, José. Experiências de intervenção em prol da inclusão de alunos com paralisia cerebral: constatações a partir de uma pesquisa-ação. In.

MARTINS, Lúcia de Araújo Ramos et al. (Orgs.). Inclusão: compartilhando saberes. Petrópolis: Vozes, 2006. p. 141-148.

MIRANDA, Teresinha et al. (Orgs). Educação inclusiva, deficiência e contexto social: questões contemporâneas. Salvador: EDUFBA, 2009.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. Conferência Mundial sobre Necessidades Educativas Especiais: acesso e qualidade. Declaração de Salamanca e Enquadramento da Acção na Área das Necessidades Educativas especiais. Salamanca. Espanha, 7-10 de junho de 1994. Disponível em: <http://redeinclusao.pt/media/fl_9.pdf>. Acesso em: 10 jan. 2017.

ROTTA, Newra Tellechea. Transtornos da aprendizagem: abordagem neurobiológica e multidisciplinar. Porto Alegre: Artmed, 2006.

SOUZA, Amaralina Miranda de et al. Inclusão: trabalhando com as diferenças na sala de aula. Brasília, DF: Centro de Formação Continuada de Professores da Universidade de Brasília; Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2005.

Publicado

2018-12-31

Cómo citar

Fiametti Zanatta, M., & dos Santos Alves, A. C. (2018). O desafio da inclusão: O processo em análise. Caderno Marista De Educação, 10(2), e40266. Recuperado a partir de https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/caderno-marista-de-educacao/article/view/40266

Número

Sección

Artículos

Artículos más leídos del mismo autor/a