Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • O texto segue os requisitos de formatação da revista segundo as "Diretrizes para Autores", encontradas na seção "Submissões".
  • É obrigatório o preenchimento da Folha de Rosto, com as informações do artigo. Este documento deve ser encaminhado separadamente no momento da submissão.

Diretrizes para Autores

  • A contribuição deve ser original, inédita e não deve estar sob avaliação para publicação em outra revista.
  • A Revista Caderno Marista de Educação aceita trabalhos inéditos em língua portuguesa, espanhola e inglesa, de estudantes e educadores vinculados ao Marista Brasil e Champagnat Global, além de autores externos, brasileiros e/ou estrangeiros em parceria com autores vinculados ao carisma Marista.
  • A publicação de trabalhos está condicionada à aprovação por pareceristas. São levados em conta a originalidade do tratamento do tema, a consistência e o rigor da abordagem e sua contribuição para a linha temática. Os nomes dos pareceristas permaneceram em sigilo, omitindo-se também os nomes dos autores perante os pareceristas.
  • A revista adota a norma de referência atualizada da ABNT ( ABNT– Regras Gerais ).
  • Os arquivos enviados para a submissão estão em formato aberto de texto (Word).
  • O texto deverá conter obrigatoriamente título, resumos e palavras-chave nas línguas indicadas pelo periódico (português, espanhol e inglês).
  • O autor deverá manter atualizado seu perfil cadastral e, para fins de envio de novo texto, preencher de forma completa os itens de informação indicados na folha de rosto. As informações sobre os autores devem conter os seguintes dados:
  • Nome(s) completo(s);
  • ORCID (ver: orcid.org);
  • afiliação conforme instituição (escola, colégio ou universidade), cidade, estado e país, e-mail. Em caso de nenhuma afiliação deverá ser acompanhada de titulações ou mini currículos de autores. Estes, quando presentes, devem ser publicados separadamente das afiliações como notas do autor;
  • Opcionalmente, os autores podem indicar no final do artigo:
  1. a) agradecimentos;
  2. b) mini currículo: formação acadêmica e profissional
  • Figuras e tabelas, devidamente legendadas, devem ter seu local indicado no texto e serem enviadas em arquivo à parte.
  • O envio espontâneo de artigos e a posterior liberdade para publicação implicam, automaticamente, a cessão dos direitos da primeira publicação para a Revista. Os direitos autorais intelectuais permanecem com o autor. Eventual reprodução posterior, por qualquer meio, poderá ser feita somente mediante entendimento prévio entre a Revista e o autor e com a devida citação da fonte.
  • Os conceitos emitidos nos trabalhos são de responsabilidade exclusiva dos autores, não refletindo necessariamente a opinião da Comissão Editorial e do Conselho Editorial.
  • Artigos:

Seção principal da revista, para artigos originais e inéditos, seguindo as normas editoriais desta publicação. Serão considerados artigos os textos que possuírem procedimento metodológicos bem definidos.

Estrutura:  Resumo 200 a 250 palavras(português, inglês e espanhol); até cinco palavras-chave; introdução; aporte teórico; procedimentos metodológicos, resultados e considerações finais.

Serão aceitos até quatro autores por trabalho.

Tamanho: de 10 a 15 páginas (Com resumos e referências).

  • Relatos de Experiência:

Descreve uma experiência específica capaz de oferecer uma da apresentação de metodologias ou práticas aplicáveis a situações ou eventos particulares. 

Além disso, o texto deve abordar as reflexões e impressões resultantes dessa vivência, embasadas em uma fundamentação teórica sólida.

Estrutura: Resumo 80 a 100 palavras (português, inglês e espanhol); entre três e cinco palavras-chave; introdução; aporte teórico; descrição da experiência e considerações finais.

Serão aceitos até quatro autores por trabalho.

Tamanho: de 5 a 7 páginas (Com resumos e referências).

  • Resenhas:

Divulga novas obras, apresentando-as aos leitores que não as conhecem. Ela pode incluir uma avaliação do trabalho em questão, destacando pontos fortes, fraquezas e relevância para o campo de estudo.

Estrutura:

Resumo 200 a 250 palavras (português, inglês e espanhol); entre três e cinco palavras-chave.

Somente um autor por trabalho.

Tamanho: entre 3 e 5 páginas.

  • Entrevista acadêmica:

Uma entrevista acadêmica consiste em uma conversa estruturada entre o entrevistador e um ou mais entrevistados, sobre temas relevantes de um tópico específico.

Estrutura: Resumo 200 a 300 palavras (português, inglês e espanhol); contendo a interesse da entrevista e pequeno resumo biográfico do(s) entrevistado(s); entre três e cinco palavras-chave

Até dois autores por trabalho.

Tamanho: de 3 a 10 páginas.

  • Ensaio:

Um ensaio é um texto curto que apresenta a opinião do autor sobre um tópico específico. É uma forma de expressar ideias, argumentos, reflexões e análises de maneira mais livre e pessoal do que outros gêneros acadêmicos.

Estrutura: Resumo com 200 a 250 palavras; entre três e cinco palavras-chave; introdução; desenvolvimento e conclusões.

Somente um autor por trabalho.

Tamanho: de 5 a 10 páginas (Com resumo e referências).

Processo editorial

  1. Os manuscritos serão submetidos à aprovação de especialistas reconhecidos nos temas tratados. Os trabalhos serão enviados para avaliação sem a identificação de autoria, para garantir o processo de avaliação pelos pares cega.
  2. Serão encaminhados aos avaliadores, todos com o grau mínimo de Mestre. O processo de seleção de artigos envolve avaliação de especialistas.
  3. O Conselho Editorial é responsável pela seleção dos títulos a serem publicados.
  4. Serão aceitos trabalhos que já tenham sido publicados em periódicos estrangeiros, desde que citada a fonte e com autorização formalizada da editora publicadora.
  5. O autor(es) deverá(ão) informar a ordem de apresentação dos nomes, juntamente com a autorização de publicação.
  6. os trabalhos poderão ser apresentados na língua portuguesa, espanhola ou inglesa.
  7. Todos os trabalhos deverão conter um resumo nos idiomas do periódico, que inclui português, espanhol e inglês. Além disso, encorajamos a publicação integral dos textos em inglês para promover a inclusão de uma audiência internacional.
  8. A Revista Caderno Marista de Educação opera em fluxo contínuo, ou seja, as publicações enviadas à revista são comprovadas e revisadas por ordem de chegada, na medida em que os ajustes acontecem os artigos são publicados
  9. Não serão cobradas taxas de submissão, avaliação ou editoração.

Artigos

Seção principal da revista, para artigos originais e inéditos (não estejam sendo avaliados para publicação em nenhum outro periódico) seguindo as normas editoriais desta publicação, bem como as temáticas deverão atender ao escopo da revista. A autoria principal dos trabalhos poderá ser de educadores e pesquisadores da Rede Marista em conjunto outras instituições. Os artigos deverão ter entre 10 e 20 páginas. Podem ser submetidos artigos originais ou de revisão. Os trabalhos aceitos nos idiomas português e espanhol, balizados pelas normas bibliográficas atualizadas da ABNT. A publicação de trabalhos está condicionada à aprovação por pareceristas. São levados em conta a originalidade do tratamento do tema, a consistência e o rigor da abordagem, sua contribuição para a linha temática. Serão aceitos trabalhos publicados em periódicos estrangeiros, desde que citada a fonte e com autorização formalizada da editora publicadora.

Características da Seção:

  • Anexar folha de rosto.
  • São aceitos textos com pelo menos um autor com vinculação nos empreendimentos maristas e com títulações de graduação, pós-graduação, mestrado ou doutorado, em andamento ou concluídos.
  • Máximo 20 páginas.

Resenha

Seção da revista que tem o objetivo de divulgar obras novas (preferencialmente últimos 3 anos) e alinhadas as temáticas do escopo da revista de forma a apresentação aos leitores que não conhece. A resenha conforme a ABNT 6028 deve se configurar em uma análise crítica do documento descrevendo de forma concisa os pontos mais relevantes. As resenhas deverão ter no máximo 3 páginas.

Características da Seção:

  • Anexar folha de rosto.
  • São aceitos textos com pelo menos um autor com vinculação nos empreendimentos maristas e com títulações de graduação, pós-graduação, mestrado ou doutorado, em andamento ou concluídos.
  • Máximo 3 páginas.

Relatos de Experiência

Seção da revista que visa descrever precisamente uma dada experiência que possa contribuir de forma relevante para a área de atuação por meio de metodologias ou práticas para determinadas situações ou eventos e as considerações e impressões que aquela vivência trouxe, a partir de um aporte teórico. Os relatos de experiência devem atender às temáticas inerentes ao escopo da revista. O texto deverá ter problemática anunciada e desenvolvida apresentando as conclusões/recomendações e referências bibliográficas. Os relatos deverão conter entre 10 e 15 páginas.

Características da Seção:

  • Anexar folha de rosto.
  • São aceitos textos com pelo menos um autor com vinculação nos empreendimentos maristas e com títulações de graduação, pós-graduação, mestrado ou doutorado, em andamento ou concluídos.
  • Máximo 15 páginas.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.