Sobre a Revista

O Caderno Marista de Educação, é uma publicação da Gerência Educacional dos Colégios da Rede Marista e tem e tem a sua edição impressa desde 2005. Tem por objetivos fomentar a reflexão sobre os processos educativos e de gestão escolar, produzir conhecimentos que ampliem a compreensão e a qualificação de tais processos e divulgar práticas exitosas relacionadas vinculadas a temas da Educação básica, tais como: formação de professores, currículo, ensino e aprendizagem, gestão escolar, dimensão pastoral, tecnologias educacionais, cultura da inclusão, metodologias e políticas educacionais.

Em 2014 e 2018, o periódico teve edições especiais, publicando estudos realizados pela equipe dos supervisores e assessores das áreas, metodologias referentes à reestruturação curricular e artigos desenvolvidos como Trabalho de Conclusão do Curso de Especialização em Gestão Curricular Marista promovidos pela Gerência Educacional dos Colégios da Rede Marista e a PUCRS.

Nas próximas edições, o Caderno Marista de Educação (CME) se propõe a acolher artigos científicos, relatos de experiências e resenhas a serem submetidos por educadores da rede e demais interessados.

O Caderno Marista de Educação possui uma periodicidade semestral e tem como principal foco promover a discussão de temáticas relacionadas à Educação Básica, a saber: formação de professores, currículo, aprendizagem, gestão escolar, tecnologias, inclusão, metodologias e políticas educacionais, bem como outras temáticas que envolvam em espaços formais e não formais.

Destina-se a produções escritas em língua portuguesa ou em língua espanhola que tratem, tanto de experiências do contexto da educação, quanto de pesquisas que atendam o escopo do Caderno. Além disso, tem como objetivo criar e incentivar publicações periódicas própria em diferentes formatos (artigos científicos, relatos de experiências e resenhas), e através de publicações em parcerias com outras redes e instituições nacionais e estrangeiras.

Textos submetidos passam por uma avaliação inicial formal pela equipe editorial, que pode solicitar correções e complementos. Textos que não se enquadram no escopo da Revista, que não cumpram requisitos mandatórios ou que não sejam adequados dentro do prazo serão arquivados.

Constatada a admissibilidade da submissão, são solicitados dois pareceres de pessoas especializadas na temática, que servirão de subsídio aos editores, permanecendo com estes a decisão última. A publicação de trabalhos está condicionada ao cumprimento de suas recomendações. Na avaliação são levados em conta a originalidade do tratamento do tema, a consistência e o rigor da abordagem, sua contribuição e a linha temática da revista.

O sistema de revisão é duplo-cego: os nomes dos pareceristas permanecerão em sigilo, omitindo-se também os nomes dos autores perante os pareceristas.

Dos avaliadores espera-se que sejam objetivos em sua avaliação. Havendo algum conflito de interesse ou dificuldade em formular um juízo sem influência significativa de fatores externos, devem contatar os editores. Espera-se que indiquem literatura relevante, caso não tenha sido acolhida no texto.

O texto e demais informações disponibilizadas no processo de avaliação devem ser tratados com sigilo e não podem ser utilizados para outra finalidade.

 

Este periódico proporciona acesso aberto a todo o seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso à pesquisa científica gera um maior intercâmbio global de conhecimento.

Autoria

Os autores são titulares originários e serão responsáveis pela originalidade e autoria de sua criação, não sendo a editora penalizada, civil ou criminalmente, por eventual plágio ou conteúdo inadequado.

Ineditismo e originalidade

Ao submeter o manuscrito, os autores garantem que o trabalho não foi previamente publicado nem está sendo analisado por outra revista.

Não são aceitáveis cópias literais de trechos já publicados, a não ser em casos excepcionais, na forma de citação. Ilustrações e gráficos de outras fontes devem ser creditados ou acompanhados de permissão de seus titulares de direitos autorais, se aplicável.

Correção de erros e retratações

Os autores devem se comprometer com a casa publicadora, entregando o texto com linguagem adequada e apta à publicação. É necessário, no entanto, notificar o editor se algum erro for identificado, a fim de publicar uma errata.

Sigilo

O texto enviado para avaliação é um documento e será protegido de qualquer forma de exploração.

 

Dados de catalogação

Ficha catalográfica elaborada pelo Setor de Tratamento da Informação da Biblioteca Central da PUCRS.

Política de taxas para submissão de artigos e Taxas para Processamento de Artigos (APCs)

Este periódico não cobra taxas para publicação.

Cobertura temática codificada de acordo com a classificação do CNPq, identificando primeiro e segundo níveis

  • Área principal: Ciências Humanas - Educação
  • Qualis:
  • Período: