Gestão da inovação

Papel do líder no desenvolvimento da cultura da inovação no ambiente escolar

Autores

  • Vera Lúcia Galafassi Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Ana Cristina dos Santos Alves Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

Palavras-chave:

Gestão, Inovação, Gestor da inovação, Competência, Habilidades

Resumo

O presente artigo é uma revisão bibliográfica baseada na literatura especializada e realizada por meio de consulta a artigos publicados sobre o tema. Pretende-se identificar quais as competências e as habilidades que caracterizam o gestor educacional da inovação e o que diferencia esse profissional do gestor operacional, de forma a contribuir para que a formação dos gestores tenha enfoque na inovação, buscando desenvolver a cultura da inovação nas instituições de ensino. O enfoque no gestor educacional da inovação1 parte do pressuposto de que é cada vez mais necessário se manter atento às necessidades das novas gerações, sobretudo em períodos de mudanças estruturais tão rápidas. Nesse novo cenário, as instituições precisam de líderes de mudanças para sobreviverem. A construção e a manutenção desse ambiente diversificado são a tarefa mais importante do gestor de inovação. A criatividade de uma equipe se dá por meio da combinação de personalidades envolvidas em um ambiente que possibilita a capacidade de sonhar de cada um de seus membros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vera Lúcia Galafassi, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Formada em Letra pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS, antiga FURG), com habilitação em Língua Portuguesa e Inglesa. Pós-graduada em Informática na Educação (PUCRS), com diversos cursos nas áreas de Gestão e Inovação, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Atua no Colégio Marista Champagnat desde 2002. Atualmente, exerce o cargo de vice-diretora administrativa

Ana Cristina dos Santos Alves, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

Formação e atuação em nota de rodapé estre em Lingüística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Brasil. Assessora da Área de Conhecimento Linguagens e Códigos da Gerência Educacional.

Referências

BAUTZER, Deisi. Inovação: repensando as organizações. São Paulo: Atlas, 2009.

DAUSCHA, R. A cultura de inovação nas empresas. Sebrae. 2016. Disponível em: <https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ufs/df/noticias/a-cultura-de-inovacao-nas-empresas,d0c24e76227f0510VgnVCM1000004c00210aRCRD>. Acesso em: 27 mar. 2017.

DRUCKER, Peter. Desafios gerenciais para o século XXI. São Paulo: Pioneira, 2001.

DUTRA, Joel Souza. Competências: conceitos e instrumentos para a gestão de pessoas na empresa moderna. São Paulo: Atlas, 2013.

FALCONI, Vicente. Gerenciamento da rotina do trabalho do dia-a-dia. Nova Lima: INDG, 2004.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997.

INFOPÉDIA. Criatividade. Disponível em: <http://www.infojovem.org.br/infopedia/descubra-e-aprenda/criatividade/>. Acesso em: 05 abr. 2017. Mosaico Engenharia. O nó da inovação. Disponível em: <http://www.mosaico.com.br/?canal=4&pg=show_noticias_informativa&in=116&path=noticias>. Acesso em: 02 abr. 2017.

MURAD, Afonso. Gestão e espiritualidade: uma porta entreaberta. São Paulo: Paulinas, 2007.

MUSSAK, Eugênio. Gestão humanista das pessoas: o fator humano como diferencial competitivo. São Paulo: Elsevier, 2010.

RASMUSSEN, Bruna. Matéria especial hypeness: educação fora da caixa: conheça escolas onde o aprendizado vai muito além da lousa e do caderno. Hypeness, 2015. Disponível em: <http://www.hypeness.com.br/2015/01/como-iniciativas-de-educacao-inovadoras-buscam-transformar-o-ensino-no-brasil/>. Acesso em: 26 mar. 2017.

RONDANI, Bruno. Afinal, o que faz um gestor da inovação? Mosaico Engenharia. Disponível em:<http://www.mosaico.com.br/?canal=1&pg=show_noticias_informativa&in=724&path=Noticias>. Acesso em: 05 out. 2016.

ROUX, Mathieu Le. Viva o portfolio. Esta e outras reflexões sobre o que nos prepara de fato para a vida. O diploma morreu, 2016. Disponível em: <http://projetodraft.com/o-diploma-morreu-viva-o-portfolio-esta-e-outras-reflexoes-sobre-o-que-nos-prepara-de-fato-para-a-vida/#sthash.St9fhKIa.>. Acesso em: 08 abr. 2017.

ROWLEY, Anna. A terapia do líder. Rio de Janeiro: Best Seller, 2010.

SIQUEIRA, Jairo. O processo criativo. Disponível em: <http://criatividadeaplicada.com/2007/02/10/o-processo-criativo/>. Acesso em: 08 abr. 2017.

ULRICH, Dave; Ulrich, Wendy. The why of work how great Learder. New York: McGraw-Hill, 2010.

UNIÃO MARISTA DO BRASIL. Políticas educacionais. Brasília, DF: Umbrasil, 2010a.

UNIÃO MARISTA DO BRASIL. Projeto Educativo do Brasil Marista: nosso jeito de conceber a educação básica. Brasília, DF: Umbrasil, 2010b.

ZH ECONOMIA. Quais características distinguem os líderes de perfil inovador? Disponível em: <http://zh.clicrbs.com.br/rs/noticias/economia/noticia/2013/01/quais-caracteristicas-distinguem-os-lideres-de-perfil-inovador-4016251.html>. Acesso em: 05 abr. 2017.

Downloads

Publicado

2018-12-31

Como Citar

Galafassi, V. L., & dos Santos Alves, A. C. (2018). Gestão da inovação: Papel do líder no desenvolvimento da cultura da inovação no ambiente escolar. Caderno Marista De Educação, 10(2), e40264. Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/caderno-marista-de-educacao/article/view/40264

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)