O desafio da inclusão

O processo em análise

Autores

  • Michele Fiametti Zanatta Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
  • Ana Cristina dos Santos Alves Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

Palavras-chave:

Inclusão, Estudante com deficiência, Planejamento, Adaptação curricular, Avaliação

Resumo

O artigo aborda o tema da inclusão, analisando a prática dos docentes do Ensino Fundamental I no que diz respeito às experiências em sala de aula: planejamento, adaptação curricular e avaliação dos estudantes inclusos. O foco desta análise é a proposta inclusiva de um colégio particular de Educação Básica, situado no Sul do país e que possui aproximadamente 700 estudantes, dos quais 20 são estudantes de inclusão. Estudar este tema é relevante na medida em que as escolas precisam, cada vez mais, ressignificar suas práticas, qualificar suas ações, aprofundar o assunto e apresentar novas possibilidades para professores, estudantes e suas famílias. A pesquisa foi realizada a partir de leitura e análise bibliográfica sobre o assunto da inclusão escolar como um todo e sobre os aspectos pedagógicos, incluindo o planejamento, a adaptação curricular, a avaliação e a legislação, por meio da aplicação de questionário aos professores do Ensino Fundamental e análise dos dados levantados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Michele Fiametti Zanatta, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

Orientadora educacional do Colégio Marista Aparecida, da Educação Infantil e Ensino Fundamental I, desde 2014. Formada em Magistério, Licenciatura Plena em História, MBA em Gestão Educacional, pós-graduada em Psicopedagogia clínica e Institucional, Orientação Educacional e Gestão Curricular Marista

Ana Cristina dos Santos Alves, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

Formação e atuação em nota de rodapé Mestre em Lingüística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Brasil Assessora da Área de Conhecimento Linguagens e Códigos da Gerência Educacional.

Referências

BATISTA, Cristina A. Mota; MANTOAN Maria Teresa E. Atendimento educacional especializado em deficiência mental. In: GOMES, Adriana L. Limaverde et al. Atendimento educacional especializado: deficiência mental. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2007. p. 16-21.

BEYER, Hugo Otto. Inclusão e avaliação na escola: de alunos com necessidades educacionais especiais. 2. ed. Porto Alegre: Mediação, 2006.

BRASIL. Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 7 jul. 2015. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm>. Acesso em: 06 fev. 2017.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 23 dez. 1996. Disponível em <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm>. Acesso em: 20 dez. 2016.

BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: adaptações curriculares. Brasília, DF: Ministério da Educação, 1998

BRASIL. Ministério da Educação. Resolução CNE/CEB nº 2, de 11 de setembro de 2001. Brasília, DF: MEC, 2001.

CARVALHO, Rosita Edler. Removendo barreiras para aprendizagem: educação inclusiva. Porto Alegre: Mediação, 2000.

FILIDORO, Norma Susana. Adaptações Curriculares. Escritos da Criança, , Porto Alegre: Centro Lydia Coriat, 2001. p. 111-151. Número 6.

HOFFMAN, Jussara Maria Lerch. Avaliação: mito e desafio: uma perspectiva construtivista. 26. ed. Porto Alegre: Mediação, 1999.

LIMA, Elvira Souza. Diversidade na sala de aula. São Paulo: Editora Sobradinho 107, 2006. Coleção Cotidiano na Sala de Aula.

MANTOAN, Maria Teresa Eglér. Inclusão escolar: O que é? Por quê? Como fazer? São Paulo: Moderna, 2006.

MARTINS, Lúcia de Araújo Ramos; MELO, Francisco Ricardo Lins Vieira de; PIRES, José. Experiências de intervenção em prol da inclusão de alunos com paralisia cerebral: constatações a partir de uma pesquisa-ação. In.

MARTINS, Lúcia de Araújo Ramos et al. (Orgs.). Inclusão: compartilhando saberes. Petrópolis: Vozes, 2006. p. 141-148.

MIRANDA, Teresinha et al. (Orgs). Educação inclusiva, deficiência e contexto social: questões contemporâneas. Salvador: EDUFBA, 2009.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. Conferência Mundial sobre Necessidades Educativas Especiais: acesso e qualidade. Declaração de Salamanca e Enquadramento da Acção na Área das Necessidades Educativas especiais. Salamanca. Espanha, 7-10 de junho de 1994. Disponível em: <http://redeinclusao.pt/media/fl_9.pdf>. Acesso em: 10 jan. 2017.

ROTTA, Newra Tellechea. Transtornos da aprendizagem: abordagem neurobiológica e multidisciplinar. Porto Alegre: Artmed, 2006.

SOUZA, Amaralina Miranda de et al. Inclusão: trabalhando com as diferenças na sala de aula. Brasília, DF: Centro de Formação Continuada de Professores da Universidade de Brasília; Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2005.

Downloads

Publicado

2018-12-31

Como Citar

Fiametti Zanatta, M., & dos Santos Alves, A. C. (2018). O desafio da inclusão: O processo em análise. Caderno Marista De Educação, 10(2), e40266. Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/caderno-marista-de-educacao/article/view/40266

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)