Trabalho em grupo
Sentidos e significados na prática escolar
Keywords:
Trabalho em grupo, Aprendizagem, Gestão de sala de aulaAbstract
O objetivo deste estudo é compreender a intencionalidade da realização dos trabalhos em grupo, verificando os seus sentidos e significados na perspectiva de estudantes de 7º ano do Ensino Fundamental II de uma escola particular de Porto Alegre/RS. Para isso, propõe-se trabalhar com questões pertinentes à gestão de trabalhos em grupo na sala de aula, como: aprender a argumentar, ouvir a opinião do outro, dividir e planejar tarefas, aprender com as diferenças, respeitar e ser tolerante, exercitar a capacidade de negociação e outras habilidades. Para investigar como ocorrem as relações de grupo nas salas de aula, foi aplicado um questionário com turmas de 7º ano. Notou-se que não há um critério único de escolhas de grupo na sua formação e, na maioria das vezes, os conflitos iniciam nessa etapa, pois não há uma orientação aos estudantes para lidarem com exclusões ou trabalharem com as diferenças. Percebeu-se também que há uma variedade de trabalhos propostos pelos professores. Todos os entrevistados afirmaram haver exclusão em sala de aula na formação de grupos. Mesmo informando algumas situações que ocorrem e que não são “administradas” de maneira coerente pelos professores, a grande maioria dos estudantes acha importante a realização de trabalhos em grupo.
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