Reestruturação curricular

Um case piloto

Autores

  • Fernando Degrandis Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
  • Cíntia Bueno Marques Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Palavras-chave:

Reestruturação curricular, Formação integral, Acompanhamento personalizado

Resumo

A reestruturação curricular foi apresentada como um desafio estratégico às escolas de uma rede de escolas particulares. Um dos colégios da rede, sediado em Porto Alegre/RS, identificou tal implementação como uma possibilidade de também superar desafios internos, como baixos resultados acadêmicos, dialogando com a rede de ensino à qual pertence e, ao mesmo tempo, considerando sua realidade específica. Assim, o texto sistematiza os passos dados por essa comunidade educativa na implementação do currículo em questão, apresentando sua fundamentação e algumas experiências. O processo de implementação seguiu quatro eixos: perfil docente, metodologia, avaliação e espaçotempo. Os avanços tanto em resultados quantitativos quanto de processo se deram, especialmente, por um forte investimento em formação integral e acompanhamento personalizado docente e discente.

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Biografia do Autor

Fernando Degrandis, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

Mestre e doutorando em Teologia – Religião e Educação pela Faculdades EST, bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Vice-diretor Educacional do Colégio Marista Ipanema. Especialista em Gestão Curricular Marista pela PUCRS.

Cíntia Bueno Marques, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Formação e atuação em nota de rodapé Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul Pedagoga da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Referências

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Publicado

2018-12-31

Como Citar

Degrandis, F., & Bueno Marques, C. (2018). Reestruturação curricular: Um case piloto. Caderno Marista De Educação, 10(2), e40265. Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/caderno-marista-de-educacao/article/view/40265

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