Escola como espaçotempo de competências de pesquisa

Autores

Palavras-chave:

Investigação, Competências, Aprendizagem integral

Resumo

O presente texto relaciona uma pesquisa de tese com a implementação da reestruturação curricular da Rede Marista. Ambas – tese e reestruturação – coexistiram cronologicamente e, embora o objetivo da pesquisa de doutorado não tenha sido inicialmente investigar elementos do projeto de Rede, os dados levantados oportunizam tal relação. O objetivo deste texto é relacionar a pesquisa de doutorado do autor os elementos relativos à investigação no processo de reestruturação curricular da Rede Marista. Para tal, será utilizada uma metodologia de caráter qualitativo, explicativo, que se utilizará de revisão bibliográfica e da sistematização de questionários aplicados a três públicos (estudantes professores e gestores) de duas escolas maristas do Rio Grande do Sul ao longo de três anos (2015 a 2017). Quando se investiga, e se convive com pessoas que pesquisam, o ambiente torna-se muito mais rico de aprendizagens e de experiências. E esta variedade, seja de interação com pessoas da comunidade escolar, dos tipos de aprendizagem e mesmo de técnicas com que se aprende, estão bem evidenciadas nas respostas dos estudantes.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernando Degrandis, Colégio Marista Ipanema, Porto Alegre, RS, Brasil.

Doutor e mestre em teologia pela Faculdades EST. Licenciado em filosofia pela UNISC; especialista em coordenação pedagógica pelo ISEI e em gestão curricular marista pela PUCRS; Vice-diretor educacional do Colégio Marista Ipanema em Porto Alegre, RS Brasil.

Referências

ALVES, Ana Cristina dos Santos; et al. Metodologia de sequências didáticas e projetos interdisciplinares. In: UNIÃO MARISTA DO BRASIL. Ensino Médio Marista: problematizações e perspectivas em tempos de mudança. Brasília: UMBRASIL, 2015.

DEGRANDIS, Fernando. O que se aprende e o que se ensina: análise metodológica e epistemológica do processo de gestão em colégio marista. Tese (Doutorado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2018.

DELORS, Jacques et al. Educação um tesouro a descobrir: relatório para a Unesco da Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI. Tradução de José Carlos Eufrázio. São Paulo: Cortez; Brasília: Unesco, 1998.

FREIRE, Freire; FAUNDEZ, Antônio. Por uma pedagogia da pergunta. 3. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1985

GOMES, Patrícia. Pesquisa americana releva as habilidades que precisam ser desenvolvidas nas crianças e jovens durante sua formação. Disponível em: https://porvir.org/conheca-competencias-para-seculo-21/20120814/. Acesso em: 27 mar. 2020.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Base Nacional Comum Curricular. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 27 mar. 2020.

MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. Tradução de Catarina Eleonora F. da Silva e Jeanne Sawaya. 5. ed. São Paulo: Cortez; Brasília: Unesco, 2002.

SOFFNER, Renato kraide. Competências do século XXI. Pesquisa e Debate em Educação: Revista do Programa de Pós-Graduação em Gestão e Avaliação da Educação Pública da Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora. v. 4, n. 1, 2014.

TRANSFORMANDO Nosso Mundo: A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Disponível em: https://nacoesunidas.org/pos2015/agenda2030/. Acesso em: 27 mar.2020.

UMBRASIL. Projeto Educativo do Brasil Marista. Brasília: UMBRASIL, 2010.

UNESCO. Educação para a cidadania global. 2015. Disponível em: http://www.unesco.org/new/fileadmin/MULTIMEDIA/FIELD/Brasilia/pdf/brz_ed_global_citizenchip_brochure_pt_2015.pdf. Acesso em: 27 mar. 2020.

ZABALA; ARNAU. Como aprender e ensinar competências. Tradução de Carlos Henrique Lucas Lima. Porto Alegre: Artmed, 2010.

Downloads

Publicado

2020-12-31

Como Citar

Degrandis, F. (2020). Escola como espaçotempo de competências de pesquisa. Caderno Marista De Educação, 11(1), e37691. Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/caderno-marista-de-educacao/article/view/37691

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)