Avaliação por habilidades e competências

  • Ana Cristina dos Santos Alves
  • Cíntia Bueno Marques
  • Lisandra Catalan do Amaral
  • Luciano Centenaro
  • Maria Rita Bertollo
  • Renato Capitani
  • Rui Piassini
  • Shirley Sheila Cardoso
Palavras-chave: Avaliação, Competências acadêmicas, Competências tecnológicas, Competências éticas, estéticas e políticas, Habilidades, Avaliação nas áreas de conhecimento, Recuperação da aprendizagem

Resumo

A avaliação é um tema muito discutido e polêmico quando o assunto é a educação, o ensino e a aprendizagem; discutido porque sua literatura é vasta; e polêmico porque diferentes falhas ainda são encontradas neste processo, uma vez que, em muitos casos, a teoria é uma e a prática, outra. O artigo busca evidenciar que não há motivo algum mudar a metodologia, se não mudar o pensar/executar avaliativo. Sendo assim, é apresentada a importância de avaliar por habilidades e competências em um currículo que não valoriza exclusivamente as competências acadêmicas, mas, também, as competências tecnológicas, éticas, estéticas e políticas. Almeja-se, ainda, esclarecer como avaliar nas áreas do conhecimento, uma vez que a Matriz Marista é composta de quatro áreas: Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Linguagens e Códigos e Matemática; e pretende, de igual forma, enfatizar a importância do Componente Curricular, não suprimindo um ao outro (área por componente ou componente por área). Retoma mais um tema discutido incessantemente: a recuperação da aprendizagem, e espera esclarecer o como realizá-la na lógica da avalição por habilidades e competências.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Cristina dos Santos Alves

Mestre em Letras. Assessora da Área de Linguagens da Gerência Educacional.

Cíntia Bueno Marques

Doutora em Educação. Assessora Pedagógica da Gerência Educacional.

Lisandra Catalan do Amaral

Doutora em Educação. Assessora Pedagógica da Gerência Educaciona

Luciano Centenaro

Especialista em Gestão Escolar. Assessor da Área de Matemática da Gerência Educacional.

Maria Rita Bertollo

Especialista em Métodos e Técnicas de Ensino. Supervisora Pedagógica dos Anos Iniciais da Gerência Educacional.

Renato Capitani

Mestre em Filosofia. Supervisor de Pastoral da Gerência Educacional.

Rui Piassini

Mestrando em Educação. Assessor da Área de Ciências Humanas da Gerência Educacional.

Shirley Sheila Cardoso

Mestre em Educação. Supervisora Pedagógica dos Anos Finais e EM da Gerência Educacional.

Referências

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Brasília, DF, 20 de dezembro de 1996. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm>. Acesso em: 24 nov. 2014.

MACEDO, Lino de. Situação-problema: forma e recursos de avaliação, desenvolvimento de competências e aprendizagem escolar. In:PERRENOUD, Philippe, THURLER, Monica Gather. As competências para ensinar no século XXI: a formação dos professores e o desafio da avaliação. Porto Alegre: Artmed, 2002.

PERRENOUD, Philippe. Avaliação: da excelência à regulação das aprendizagens: entre duas lógicas. Porto Alegre: Artmed, 1999.

SILVA, Janssen Felipe da; HOFFMANN, Jussara; ESTEBAN, Maria Teresa (Orgs.). Práticas avaliativas e aprendizagens significativas: em diferentes áreas do currículo. 8. ed. Porto Alegre: Mediação, 2010.

UNIÃO MARISTA DO BRASIL. Projeto Educativo do Brasil Marista: nosso jeito de conceber a educação básica. Brasília: UMBRASIL, 2010.

Tessituras do currículo Marista: matrizes curriculares de educação básica: área de linguagens, códigos e suas tecnologias. Brasília: UMBRASIL, 2014.

Tessituras do currículo Marista: matrizes curriculares de educação básica: área de ciências humanas e suas tecnologias. Brasília: UMBRASIL, 2014.

Tessituras do currículo Marista: matrizes curriculares de educação básica: área de matemática e suas tecnologias e área de ciências da natureza e suas tecnologias. Brasília: Umbrasil, 2014.

ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.

ZABALA, Antoni; ARNAU, Laia. Como aprender e ensinar competências. Porto Alegre: Artmed, 2010.
Publicado
2020-11-19
Como Citar
dos Santos Alves, A. C., Bueno Marques, . C., Catalan do Amaral, L., Centenaro, L. ., Bertollo, M. R., Capitani, R. ., Piassini, R. ., & Sheila Cardoso, S. . (2020). Avaliação por habilidades e competências. Caderno Marista De Educação, 9(1), e39574. Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/caderno-marista-de-educacao/article/view/39574
Edição
Seção
Artigos