A pesquisa na Educação Básica

A experiência da iniciação científica em um colégio particular do interior do Rio Grande do Sul

Autores

  • Anderson Roberto dos Santos
  • Renato Capitani

Palavras-chave:

Pesquisa, Iniciação científica, Currículo

Resumo

O tema escolhido foi a pesquisa na Educação Básica a partir da experiência em iniciação científica em um colégio particular do interior do Rio Grande do Sul. O objetivo foi investigar como a iniciação científica pode ser estratégica na dinamização do currículo da Educação Básica, bem como somar-se aos estudos existentes sobre o tema. Na sociedade do conhecimento, na qual é princípio importante “saber conhecer”, a pesquisa apresenta-se como desafio, e a educação científica antecede as habilidades do século XXI, entre as quais se destaca o aprender a aprender. Essa transformação no currículo levar as escolas a serem verdadeiros centros de produção de conhecimentos, voltados para pesquisa e a autoria como formas de entender e transformar realidades. Além de pesquisa documental, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com educadores, estudantes e coordenadoras pedagógicas e uma entrevista coletiva, um grupo focal, com seis educadores. Duas questões destacam-se na experiência da escola: a constituição da área de conhecimento a partir da iniciação científica e a qualificação dos processos de pesquisas nas áreas. Como possibilidades de avanço nessa dinamização, surge a necessidade de pesquisas mais presentes no cotidiano, voltadas às metodologias já utilizadas pelos professores, cuja centralidade está na problematização da realidade, bem como à formação destes para avançar na identificação de situações-problema, de onde vão emergir os problemas para a iniciação científica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anderson Roberto dos Santos

Mestre em Educação. Vice-diretor do Colégio Marista São Luís. Artigo escrito sob a orientação do professor Renato Capitani.

Renato Capitani

Mestre em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Coordenador Educacional dos Colégios da Rede Marista.

Referências

BAGNO, Marcos. Pesquisa na escola: o que é, como se faz. 19.ed. São Paulo: Loyola, 2009.
CHASSOT, Attico. Educar consciência. Santa Cruz do Sul: Edunisc, 2003.

CHEPTULIN, Alexandre. A dialética materialista: categorias e leis da dialética. São Paulo: Editora Alfa-Ômega, 1982. 354 p.

DEMO, Pedro. Educar pela Pesquisa. Campinas: Autores Associados, 1996.

DEMO, Pedro. Educação Científica. Revista Brasileira de Iniciação Científica, v. 1, n. 1, maio 2014. Disponível em: <http://itp.ifsp.edu.br/ojs/index.php/IC/index>. Acesso em: 25 mar. 2016.

Downloads

Publicado

2020-11-23

Como Citar

Roberto dos Santos, A., & Capitani, R. (2020). A pesquisa na Educação Básica: A experiência da iniciação científica em um colégio particular do interior do Rio Grande do Sul. Caderno Marista De Educação, 10(1), e39602. Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/caderno-marista-de-educacao/article/view/39602

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)