Base Nacional Comum Curricular: apontamentos crítico-clínicos e um trampolim

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1981-2582.2016.s.23591

Palavras-chave:

Base Nacional Curricular.

Resumo

Este artigo realiza o esforço de constituir movimentos de análise crítica e de interlocução clínica, no espaço-tempo da Base Nacional Comum Curricular, tal como esta foi exposta em primeira versão destinada à consulta pública (2015- 2016). Movimentos críticos-clínicos, que parecem necessários para acompanhar os enigmáticos deslocamentos e rearranjos, pelos quais passam o país, o mundo, o capital, o trabalho, as relações, a educação. Por meio de uma analítica genealógico-nietzschiana, problematiza o quadrilátero conceitual-operatório da Base; releva suas figuras e o artifício fabulatório que lhe dá sustentação; indica 16 questionamentos a seus elementos constituintes. Conclui pela proposição de pensar e sentir a Base Nacional Comum Curricular, como abertura democrática para a formulação de novos problemas antes do que soluções e como um trampolim para currículos que emerjam do dia-a-dia da docência, levando os professores a se tornarem, outra vez, os seus autores.

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Biografia do Autor

Sandra Mara Corazza, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora Titular da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Departamento de Ensino e Currículo

Programa de Pós-Graduação em Educação

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Publicado

2016-12-31

Como Citar

Corazza, S. M. (2016). Base Nacional Comum Curricular: apontamentos crítico-clínicos e um trampolim. Educação, 39(4), s135-s144. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2016.s.23591

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