Administração Comparada como Área Temática: periódicos brasileiros 1982 e 2000
Keywords:
Administração ComparadaAbstract
Este artigo analisou a palavra-chave Administração Comparada no conjunto do Banco de Dados. Produção do Conhecimento em Administração da Edu-cação: Periódicos Nacionais: 1982-2000. A palavra-chave Administração Comparada está cadastrada no Banco de Dados com 191 artigos que representam 5.3% do total. Apresenta uma distribuição temporal com maior incidência de artigos no período 1992 a 1995, e apesar de apresentar uma pequena queda no ano 2000, o tema pode ser considerado ascendente considerando a distribuição total no período. Os periódicos que mais publicaram artigos com o foco comparativo foram Contexto e Educação, Pro-posições, Educação e Sociedade e Estudos Leopoldenses. Os países/ e ou regiões que foram objeto de análise foram a América Latina (72.73%) seguida da Europa (19.58), Ásia (3.5%) e América do Norte, (2.80%) e África (1.40%) . Os focos temáti-cos dos artigos cadastrados nesta palavra-chave foram Reformas Educativas, Ensino Superior, Tendências pedagógicas, Globalização, Formação de Professores, Demo-cracia e Cidadania, Educação Básica, Educação Secundária, Associativismo e Sindi-calismo, Educação Comparada, Cooperação Internacional e outros.Descritores – Administração Comparada; Banco de Dados; artigos publicados; perió-dicos nacionais.
ABSTRACT – The key-word Comparative Administration was analyzed in this paper. The Data Bank titled “Production of Knowledge in the Area of Educational Administration: National Periodicals: 1982-2000” was the source. The total frequency of articles classified with Comparative Administration in the Data Bank, was 191 articles that represents 5.3% of the total. Its temporal distribution presented the high-est incidence in the period 1992-1995 and despite a small decrease in the year 2000, this theme could be considered ascendant in relation to the considered period. The periodicals with more articles with a comparative focus were Contexto e Educação, Pro-posições, Educação e Sociedade and Estudos Leopoldenses. The countries and regions that were object of analysis were Latina America (72.73%), followed by Europe (19.58), Asia (3.5%) and North America (2.80%)e Africa (1.40%). The the-matic focus of the articles were Educational Reforms, Higher Education, Pedagogical tendencies, Globalization, Teacher´s Education, Democracy and Citizenship, Elemen-tary Education, Secondary Education, Associativism and Sindicalism, Comparative Education, Internacional Cooperation and others.
Descriptors – Comparative Education Data Bank; Published Articles; National Peri-odicals.
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