Juventudes latino-americanas
Desafios e potencialidades no contexto da pandemia
DOI:
https://doi.org/10.15448/1984-7289.2023.1.43706Palavras-chave:
Juventudes, Pandemia, América LatinaResumo
Este texto apresenta o dossiê “Juventudes latino-americanas: desafios e potencialidades no contexto da pandemia” que tem como objetivo principal visibilizar as vivências das juventudes latino-americanas durante o período da pandemia, oferecendo aportes para a resolução dos problemas revelados e aprofundados nesse tempo. O dossiê reúne dez estudos sobre cinco países da América Latina que abordam os seguintes temas: o deslocamento e a importância do tempo, do espaço e das perspectivas para o futuro entre os jovens durante a pandemia, as desigualdades educacionais reveladas e aprofundadas durante o período, especialmente, por conta do acesso desigual às Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), a vinculação precária ao mercado de trabalho e a participação política das juventudes. Por conta das importantes contribuições, consideramos o dossiê como um marco no campo de estudos sobre as juventudes latino-americanas e como um registro ímpar de como a pandemia impactou a vida das juventudes.
Downloads
Referências
Okado, Lucas, e Ednaldo Ribeiro. 2015. Condição juvenil e a participação política no Brasil. Paraná Eleitoral (01): 53-78. https://doi.org/10.5380/pr_eleitoral.v4i1.42810. DOI: https://doi.org/10.5380/pr_eleitoral.v4i1.42810
Perez, Olivia Cristina. 2019. Relações entre coletivos com as jornadas de junho. Opinião Pública (25): 258-56. https://doi.org/10.1590/1807-01912019253577. DOI: https://doi.org/10.1590/1807-01912019253577
Perez, Olivia Cristina. 2021. Sistematização crítica das interpretações acadêmicas brasileiras sobre as jornadas de junho de 2013. Izquierdas (1): 1-16.
Perez, Olivia Cristina, e Bruno M. Souza. 2020. Coletivos universitários e o discurso de afastamento da política parlamentar. Educação e Pesquisa (01): 1-19. https://doi.org/10.1590/s1678-4634202046217820. DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634202046217820
Vázquez, Daniel A., Sheila C. Caetano, Rogerio Schlegel, Elaine Lourenço, Ana Nemi, e Andréa Slemian. 2022. Vida sem escola e a saúde mental dos estudantes de escolas públicas durante a pandemia de Covid-19. Saúde em Debate (133): 304-17. https://doi.org/10.1590/0103-1104202213304i. DOI: https://doi.org/10.1590/0103-1104202213304
Vommaro, Pablo. 2015. Juventudes y políticas en la Argentina y en América Latina: tendencias, conflictos y desafios. Argentina: Grupo Editor Universitário.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Civitas: revista de Ciências Sociais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).