Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • O texto segue os requisitos de formatação da revista segundo as "Diretrizes para Autores", encontradas na seção "Submissões".
  • É obrigatório o preenchimento da Folha de Rosto, com as informações do artigo. Este documento deve ser encaminhado separadamente no momento da submissão.

Diretrizes para Autores

Publica-se artigos redigidos em português, espanhol ou inglês. O tamanho máximo é de 45 mil caracteres (com espaços). Nesse número de caracteres estão incluídos: os títulos, os resumos e as palavras-chave nos 3 idiomas, o texto propriamente dito, as notas e as referências. Abaixo do título (em português, espanhol e inglês) deve  constar um resumo de até 1.000 caracteres (em português, espanhol e inglês) no qual são sintetizados os propósitos, métodos e conclusões do trabalho, e uma lista de 3 a 5 palavras-chave, separadas por ponto e com a primeira inicial em letra maiúscula. Os artigos são enviados anonimizados, em texto corrido em formato aberto, preferencialmente Word.

A contribuição deve ser original e inédita, e não estar sendo avaliada para publicação por outra revista. Não sendo o caso, os editores devem ser informados em “Comentários ao editor” na submissão do artigo. São aceitos textos com até três autores com titulação mínima de doutorado em andamento com a declaração de coautoria conforme orientações disponíveis abaixo.

Civitas aceita dois modos de submissão: para núcleos temáticos/dossiês específicos, dentro de prazos previamente definidos e divulgados no site ou como texto avulso (Seção: Artigos). Sobre os textos para núcleos temáticos a decisão editorial é divulgada após o término do prazo de submissão e a avaliação por pareceristas, em comum acordo com os organizadores do dossiê; textos avulsos são avaliados em fluxo contínuo e a aprovação fica condicionada a avaliação por pareceristas e à perspectiva concreta de publicação.

Resenhas são aceitas quando relacionadas a um dossiê temático.  As resenhas não devem exceder 15 mil caracteres com espaços e a decisão editorial será tomada em comum acordo entre organizadores do dossiê e editores da Civitas.

As informações sobre os autores devem ser inseridas na aba metadados contendo os seguintes dados: nome completo com a grafia correta; e-mail; ORCID (ver: orcid.org); afiliação: instituição, cidade, estado e país, uma mini-bio (instituição onde atua, titulação - doutor ou doutorado em andamento), link para o Lattes. Quando houver deve-se indicar a fonte de financiamento da pesquisa em nota de rodapé no corpo do artigo.

O envio espontâneo de artigos e a posterior aceitação para publicação implicam, automaticamente, a cessão dos direitos da primeira publicação para a Revista. Os direitos autorais intelectuais permanecem com o autor. Eventual reprodução posterior, por qualquer meio, deve seguir os termos da licença do artigo. Autores podem republicar a versão final de seus textos sem embargo em suas páginas pessoais.

Os conceitos emitidos nos trabalhos são de responsabilidade exclusiva dos autores, não refletindo necessariamente a opinião da Comissão Editorial e do Conselho Editorial.

Formatação

Destaques no interior do texto, tais como ênfases do autor, palavras em idioma estrangeiro e títulos de textos, são em itálico. As notas, quando indispensáveis, são de rodapé, curtas e substantivas, numeradas sequencialmente e sem formatação específica.

Citações com até 3 linhas devem ser marcadas com aspas duplas e inseridas no corpo do texto. A citação que ultrapassar 3 linhas deve ser recuada e inserida em parágrafo próprio, com recuo de 4 cm, em fonte menor. A citação deverá conter o nome do autor, o ano da obra e as páginas.

Gráficos, imagens e tabelas

Gráficos, figuras e tabelas são enviados em arquivos separados (no passo 4 do processo de submissão, "Transferência de documentos suplementares"). As imagens devem estar em arquivo PNG ou JPEG de alta definição, mas sem exceder 1,5 megabytes, e podem ser coloridas. No layout final os elementos gráficos não poderão ultrapassar as dimensões da página da revista (16,5 x 11,5 cm). A numeração sequencial e o título, bem como a fonte dos dados, vêm inseridos no texto como lugares-tenentes.

As fontes internas devem ser padronizadas e ter tamanho suficiente para serem legíveis.

Os gráficos, figuras ou tabelas não devem conter títulos nem indicação de fonte ou notas em seu interior. Os títulos devem precedê-los, constando apenas na parte textual. Já a fonte e notas devem vir logo após os mesmos, em fonte de tamanho reduzido.

Todos os eixos dos gráficos devem receber títulos, de modo que as informações sejam compreensíveis sem necessidade de recorrer ao texto. 

Nas tabelas, não devem ser utilizadas linhas divisórias verticais. Seu layout deve ser com fundo apenas branco, e linhas horizontais pretas. 

Gráficos, figuras e tabelas devem estar em arquivo JPEG ou PNG de alta definição mas sem exceder 1,5 megabytes, com definição de 300 DPI.

Ao longo do texto, as menções a "figura X" ou "tabela X" sempre devem ser escritas em minúscula e por extenso. Quando entre parêntese, a menção a figuras pode ser abreviada, como em "(fig. 1)".

É imprescindível que gráficos e tabelas (em Word)   que devem ser anexados ao sistema no momento da submissão, como arquivos suplementares.

Referências

A Civitas segue a norma Chicago, 17ª edição. www.chicagomanualofstyle.org. Chicago - Regras Gerais

As referências são inseridas no corpo texto, seguindo o seguinte padrão: (Autor ano, xx) ou (Autor1 ano, xx; Autor2 ano, xx). Havendo mais de uma obra do mesmo autor num ano, este vem acompanhado de uma letra sequencial do alfabeto. Exemplo: (Autor 1998a; 1998b) ou caso haja a indicação das páginas  (Autor  2020, 33).

A lista de referências é apresentada no final do trabalho, em ordem alfabética e sem numeração, segundo o estilo Chicago autor-data, 17ª edição. Exemplos:

  1. a) livro: Sobrenome, Nome. Ano. Título em itálico. Edição. Local de publicação: Editora.

Exemplo com 1 autor: Fernandes, Florestan. 1987. A revolução burguesa no Brasil: ensaio de uma interpretação sociológica. 3. ed. Rio de Janeiro: Editora Guanabara.

Exemplo com 2 autores: Baraldi, Claudio e Tom Cocburn. 2018. Theorising childhood: citizens, rights and participation. London: Palgrave.

  1. b) capítulo: Sobrenome, Nome. Ano. Título do capítulo. In Título do livro em itálico, organizado por Nome Sobrenome, xx-yy. Edição. Local de publicação: Editora.

Exemplo com 1 autor: McCarthy, Thomas. 1992. Practical discourse: on the relation of morality to politics. In Habermas and the public sphere, editado por Craig Calhoun, 51-72. Cambridge: The Mit Press.

Exemplo com  3 autores: Sarmento, Manuel, Rita Marchi e Gabriela Trevisan. 2018. Beyond the modern 'norm' of childhood: children at the margins as a challenge for the Sociology of Childhood. In Theorising childhood: citizens, rights and participation, organizado por Claudio Baraldi e Tom Cocburn, 135-157. London: Palgrave.

  1. c) artigo em periódico acadêmico: Sobrenome, Nome. Ano. Título do artigo. Título do periódico em itálico ano-ou-volume (n. número-ou-fascículo): xx-yy. Link do DOI.

Exemplo com 1 autor: Benhabib, Seyla. 2012. O declínio da soberania ou a emergência de normas cosmopolitanas? Repensando a cidadania em tempos voláteis. Civitas 12 (1): 20-46.

Exemplo com 4 autores: Castro Seixas, Eunice, Catarina Tomás, Maria Fernandes e Niccolò Giacchetta.2022. The impact of Covid-19 on children’s play in the tourist city: a case study of a Lisbon urban park. Children Youth and Environments 32(1): 152-172. https://doi.org/10.1353/cye.2022.0006

  1. d) Dissertação ou tese: Sobrenome, Nome. Título da dissertação ou tese. Tese em Sociologia, em Educação etc./Dissertação em Educação, em Ciência Política, em História etc., Universidade, ano. URL.

Ex.: Souza, Luiz Gustavo da Cunha. Reconhecimento, redistribuição e as limitações da teoria crítica contemporânea. Tese em Sociologia, Universidade de Campinas, 2014. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/280479.

  1. e) blogues e similares: Sobrenome, Nome. Ano da postagem. Título da postagem. Nome do blogue (blog), Título da página se houver. Data da postagem. URL.

Ex.: Candido, Antonio. 2019. O significado de Raízes do Brasil. Café com Sociologia, 3 jan. 2019. Acessado em 23 jan. 2020. https://cafecomsociologia.com/o-significado-de-raizes-do-brasil-por/.

  1. g) jornais e revistas: Sobrenome, Nome. Ano. Título do artigo. Título do jornal ou revista, data da publicação, páginas ou seção. URL se estiver online.

Ex.: Saldaña, Paulo. 2019. Apenas 0,8% dos brasileiros de 25 a 64 anos concluíram curso de mestrado. Folha de S. Paulo, 10 set. 2019, Educação. https://www1.folha.uol.com.br/educacao/2019/09/acesso-a-mestrado-no-brasil-e-16-vezes-menor-do-que-em-paises-ricos.shtml.

Toda a literatura deve ser submetida à verificação da existência de DOI em http://www.crossref.org/SimpleTextQuery

Quando a URL for grande recomendamos encurtá-la. Existem diversos sites no Google que fazem isso.

Toda a literatura deve ser submetida à verificação da existência de DOI em: www.crossref.org/SimpleTextQuery

Declaração de coautoria

Havendo mais de um autor, os editores serão informados, através de documento suplementar, qual a contribuição que cada um deu ao texto, da pesquisa à redação final. São aceitos textos com até três autores, com titulações semelhantes, não inferiores a doutorado em andamento.

Quando um texto submetido tiver mais de um autor, cada participante deve preencher uma declaração contendo:

  • identificação do texto: título do texto; nome dos coautores;
  • identificação do coautor: nome, nacionalidade, documento de identidade, endereço completo;
  • descrição da participação específica em: 1) concepção e desenho da pesquisa; 2) coleta e processamento dos dados; 3) análise e interpretação dos dados; 4) detalhamento de sua colaboração na elaboração do texto final.
  • declaração de que aprova a versão final e assume a corresponsabilidade ética e acadêmica pela integralidade do seu conteúdo;
  • local, data e assinatura.

Este documento deve ser anexado, em formato PDF, como documento suplementar. A Comissão Editorial da Civitas se reserva o direito de aceitar ou não a condição de coautor para os respectivos participantes assim declarados.

Gênero e sexualidade: entre a explosão do pluralismo e os embates da normalização

As questões de gênero e sexualidade vêm experimentando um deslocamento que as tornam centrais na luta democrática brasileira. De um debate que parecia dizer respeito apenas a minorias, temos hoje um cenário em que gênero e sexualidade se conjugam com os direitos humanos e a luta pela democracia. As categorias gênero e sexualidade ganharam a arena política mais geral. O tema do dossiê está na conexão gênero, sexualidade, direitos e pluralismo democrático. Temos uma multiplicidade de manifestações neste campo (ampliação dos direitos das identidades de gênero e sexualidade, novos arranjos familiares, experimentações e visibilidade de trajetórias para viver gênero e sexualidade, legislação de nome social, despatologização de travestis e transexuais, conquistas de reconhecimento, proposições de políticas públicas em gênero e sexualidade, legislação acerca da chamada violência de gênero), bem como uma série de iniciativas de possíveis restrições ao pluralismo (tramitação do estatuto da família, movimento intitulado contra a ideologia de gênero, ecos de temas de gênero e sexualidade em proposições como a da escola sem partido e em alterações da lei de diretrizes e bases da educação nacional, bem como legislações previdenciárias e de atenção à saúde). O campo de enfrentamento político cruza armas principalmente entre três instituições: as famílias, as organizações religiosas e a escola pública, que disputam entre si o governo de crianças e jovens. Mas também os dispositivos midiáticos, o discurso biomédico e da saúde, o direito, as ciências psi ingressam no debate, seja para propor ampliação de direitos e possibilidades de viver gênero e sexualidade, seja para restringir seu escopo. Contemplando este amplo leque de temas este dossiê espera receber artigos vindos das ciências sociais e humanas e contribuir para iluminar as muitas faces do pluralismo e das forças de normalização relacionados a gênero e sexualidade.

Documento

A revista aceita textos extremamente relevantes para o desenvolvimento da área que serão selecionados depois de prévia anuência dos editores. Eventualmente aceitam-se entrevistas ou textos traduzidos de pessoas com referência histórica nas ciências sociais.

Características da Seção:

  • Máximo de 40.000 caracteres, incluídos os espaços.
  • São aceitos textos com até três autores, com titulações semelhantes, não inferiores a doutorado em andamento.

Resenha

A revista aceita resenhas críticas na qual defende-se um ponto de vista e apresenta-se argumentos. A resenha não deve ser de obra individual e precisa conter referências externas às próprias obras comentadas. A resenha será selecionada após prévia anuência dos editores.

Características da Seção:

  • Máximo de 20.000 caracteres, incluídos os espaços.
  • São aceitos textos com até três autores, com titulações semelhantes, não inferiores a doutorado em andamento.

Ciganos no Brasil: relações entre continuidade, mudança e diferença

Esta seção recebe artigos direcionados especificamente às chamadas de dossiê, que devem ser submetidos somente no período em que as mesmas estiverem abertas. Os artigos devem ser originais e inéditos, e não devem estar em avaliação para publicação em outra revista. A publicação estará condicionada à aprovação por pareceristas e, em sendo o caso, ao cumprimento de suas recomendações. O tema dos artigos deve corresponder à proposta do dossiê, e sua formatação deve obedecer às diretrizes da revista.

Características da Seção:

  • São aceitos textos com até três autores, com titulações semelhantes, não inferiores a doutorado em andamento.
  • Máximo de 40.000 caracteres, incluídos os espaços.

Juventudes latino-americanas: desafios e potencialidades no contexto da pandemia

Esta seção recebe artigos direcionados especificamente às chamadas de dossiê, que devem ser submetidos somente no período em que as mesmas estiverem abertas. Os artigos devem ser originais e inéditos, e não devem estar em avaliação para publicação em outra revista. A publicação estará condicionada à aprovação por pareceristas e, em sendo o caso, ao cumprimento de suas recomendações. O tema dos artigos deve corresponder à proposta do dossiê, e sua formatação deve obedecer às diretrizes da revista.

Características da Seção:

  • São aceitos textos com até três autores, com titulações semelhantes, não inferiores a doutorado em andamento.
  • Máximo de 40.000 caracteres, incluídos os espaços.

A infância urbana nas Ciências Sociais: problemáticas e desafios metodológicos

Esta seção recebe artigos direcionados especificamente às chamadas de dossiê, que devem ser submetidos somente no período em que as mesmas estiverem abertas. Os artigos devem ser originais e inéditos, e não devem estar em avaliação para publicação em outra revista. A publicação estará condicionada à aprovação por pareceristas e, em sendo o caso, ao cumprimento de suas recomendações. O tema dos artigos deve corresponder à proposta do dossiê, e sua formatação deve obedecer às diretrizes da revista.

Características da Seção:

  • São aceitos textos com até três autores, com titulações semelhantes, não inferiores a doutorado em andamento.
  • Máximo de 40.000 caracteres, incluídos os espaços.

Artigos

Esta seção é aberta e recebe textos inéditos e originais que podem ser submetidos em qualquer período. O tema dos artigos deve corresponder ao escopo das Ciências Sociais e não devem estar submetidos a outra revista. A sua formatação deve obedecer às diretrizes da revista. A publicação estará condicionada à aprovação por pareceristas e, em sendo o caso, ao cumprimento de suas recomendações.

Características da Seção:

  • São aceitos textos com até três autores, com titulações semelhantes, não inferiores a doutorado em andamento.
  • Máximo de 40.000 caracteres, incluídos os espaços.

Dossiê: Estratificação no século 21

Esta seção recebe artigos direcionados especificamente às chamadas de dossiê, que devem ser submetidos somente no período em que as mesmas estiverem abertas. Os artigos devem ser originais e inéditos, e não devem estar em avaliação para publicação em outra revista. A publicação estará condicionada à aprovação por pareceristas e, em sendo o caso, ao cumprimento de suas recomendações. O tema dos artigos deve corresponder à proposta do dossiê, e sua formatação deve obedecer às diretrizes da revista.

Características da Seção:

  • São aceitos textos com até três autores, com titulações semelhantes, não inferiores a doutorado em andamento.
  • Máximo de 40.000 caracteres, incluídos os espaços.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.