Saúde e Educação: do mal-estar ao bem-estar docente

Autores

  • Jamile Zacharias PUCRS
  • Aline Rocha Mendes PUCRS
  • Carla Lettnin PUCRS e CAp/UFRGS
  • Karina Pacheco Dohms PUCRS
  • Juan José Mouriño Mosquera PUCRS
  • Claus Dieter Stobäus PUCRS

Resumo

O presente artigo objetiva refletir sobre as condições de mal-estar docente, levando em conta aspectos da Psicologia Positiva e da Saúde, em direção ao bem-estar pessoal e profissional. Optamos por uma abordagem qualitativa, através de uma revisão de literatura acerca do mal-estar e bem-estar docente. O referencial teórico foi fundamentado, principalmente, nos estudos de Esteve (1994), Jesus (2001; 2002; 2004) e Mosquera e Stobäus (1996; 2006; 2008). Nossa análise possibilitou evidenciar que a profissão docente vem sendo desgastada por fatores históricos, políticos, econômicos, sociais e culturais, os quais contribuem para o desenvolvimento do mal-estar docente. Comentamos também que a diminuição deste mal-estar e a valorização da docência perpassam pela priorização do investimento dos recursos na Educação Básica, pela questão salarial, pela melhoria da formação docente, pelo investimento do educador na resiliência e no coping e pela difusão dos resultados das pesquisas em Educação, incorporando-os às políticas governamentais. São necessários empenhamentos do docente, em especial em educação continuada e em serviço da instituição e do meio, incluindo a família e apoios específicos a estes profissionais. Palavras-chave: Mal-Estar Docente. Bem-Estar Docente. Educação. Resiliência.

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Biografia do Autor

Jamile Zacharias, PUCRS

Mestranda em Educação/PUCRS, bolsista CNPq, Especialista em Educação Inclusiva, Licenciada em História

Aline Rocha Mendes, PUCRS

Mestranda em Educação/PUCRS, bolsista PUCRS, Especialista em Gestão da Educação, professora e supervisora educacional da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre

Carla Lettnin, PUCRS e CAp/UFRGS

Doutoranda em Educação/PUCRS, professora de Educação Física do CAp/UFRGS

Karina Pacheco Dohms, PUCRS

Mestranda em Educação/PUCRS, bolsista CAPES, Especialista em Recreação, Lazer e Jogos Cooperativos, professora de Educação Física do Colégio Marista Assunção

Juan José Mouriño Mosquera, PUCRS

Pós-doutor em Psicologia/Universidad Autónoma de Madrid – Espanha, Doutor em Pedagogia, livre docente em Psicologia da Educação, professor titular da Faculdade de Educação e de Letras da PUCRS

Claus Dieter Stobäus, PUCRS

Pós-doutor em Psicologia/Universidad Autónoma de Madrid – Espanha, Doutor em Ciências Humanas/Educação, professor titular da Faculdade de Educação da PUCRS e do Centro Universitário La Salle

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Publicado

2011-09-22

Como Citar

Zacharias, J., Mendes, A. R., Lettnin, C., Dohms, K. P., Mosquera, J. J. M., & Stobäus, C. D. (2011). Saúde e Educação: do mal-estar ao bem-estar docente. Educação Por Escrito, 2(1). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/porescrito/article/view/8674

Edição

Seção

Artigos