Imagens do sexo: as falsas fronteiras do erótico com o pornográfico
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2006.31.3391Palavras-chave:
Comunicação, pornografia, cinemaResumo
Os conceitos de "erótico" e "pornográfico" são costumeiramente usados para demarcar os filmes com cenas de sexo que podem ser vistos pelo público em geral e aqueles que estão limitados a um mercado subterrâneo. Este ensaio analisa criticamente esta divisão e propõe uma outra, mais adequada para uma visão crítica dos jogos de poder que envolvem a indústria audiovisual.Downloads
Referências
ANDREAS-SALOMÉ, Lou. O erotismo, seguido de reflexões sobre o problema do amor. São Paulo: Princípio, 1991.
DEBORD, Guy. A sociedade do espetáculo: comentários sobre a sociedade do espetáculo. Rio de Janeiro: Contraponto, 1997.
ECO, Umberto. Os limites da interpretação. São Paulo: Perspectiva, 1995.
______. How to recognize a porn. In: ADAIR, Gilbert (Org.). Movies. Londres: Penguin Books, 1999.
FOUCAULT, Michel. História da Sexualidade: a Vontade de Saber. v. 1. São Paulo: Graal, 1998.
JUNG, Carl Gustav. Civilização em transição. Rio de Janeiro: Vozes, 1993.
KEESEY, Douglas & DUNCAN, Paul (Ed.). Cinema erótico. Köln: Taschen, 2005.
KOETZLE, Michael. 1000 Nudes: Uwe Scheid Collection. Köln: Taschen, 1994.
LEWIS, Jon. Hollywood v. Hard Core: How the Struggle over Censorship Saved the Modern Film Industry. New York: New York University, 2002.
ONFRAY, Michel. Teoria do corpo amoroso. Lisboa: Temas e Debates, 2001.
NIETZSCHE, Frederico. Crepúsculo dos ídolos: ou como se filosofa a marteladas. Lisboa: Guimarães Editores, 1996.
SANTIAGO, Rosana Fontella Santiago. A vida como uma obra de arte: a perspectiva hedonista de Michel Onfray. Porto Alegre: PUCRS, 2002.
THORNHAM, Sue (Org). Feminist Film Theory: a Reader. New York: New York University, 1999.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Famecos implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Famecos como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.