Digitalidade e narrativa audiovisual: uma relação complexa
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2001.14.3104Palavras-chave:
Linguagem, Audiovisual, ImagemResumo
Este artigo pretende estabelecer uma certa hierarquia das transformações no campo audiovisual, distinguindo o que altera de modo significativo a concepção e a fruição das obras e fazendo o observador alterar seu próprio posto de observação (o que não passa muitas vezes de simples ilusão estimulada pelo mercado). O foco do artigo está no cam po audiovisual narrativo, isto é, sobre como contar estórias com imagens e sons sincronizados frente ao impacto das novas tecnologias.
Downloads
Referências
PARENTE, André. Os paradoxos da imagem-máquina. In: Imagem-Máquina: a era das tecnologias do virtual. André Parente (org.). Rio de Janeiro, Editora 34, p. 27-28, 1993.
COUCHOT, Edmond. Da representação à simulação: evolução das técnicas e das artes da figuração. In: Imagem-Máquina: a era das tecnologias do virtual, André Parente (org.). Rio de Janeiro, Editora 34, p. 41-43, 1993.
MACHADO, Arlindo. Anamorfoses cronotópicas ou a quarta dimensão da imagem. In: Imagem-Máquina: a era das tecnologias do virtual, André Parente (org.). Rio de Janeiro, Editora 34, p. 76, 1993.
DAMASCENOFERREIRA,Aníbal. Entrevista concedida em Porto Alegre, agosto de 2000.
ASSIS BRASIL, Gilberto. Polígrafo da disciplina de Fundamentos de Cinema. Porto Alegre, 2000.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Famecos implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Famecos como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.