Fabulações eletrônicas: comunicação, tecnologias e resistência na arte-performance de Laurie Anderson
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2006.30.3383Palabras clave:
Comunicação, arte, culturaResumen
O presente trabalho busca evidenciar as relações entre a comunicação e as artes e suas implicações para as formas de percepção e de intervenção na realidade. O objeto escolhido encontra-se na fronteira dessas áreas: o trabalho de performance da artista americana Laurie Anderson, que explora as interfaces arte, cultura, linguagem e tecnologia. Os usos que Anderson faz da comunicação oral e da tecnologia indicam a possibilidade de interessantes subversões e releituras de práticas e discursos dominantes.Descargas
Citas
AMIRKHANIAN, Charles. Interview with Laurie Anderson. In: SUMNER, Melody (Org). The guests go into supper. San Francisco: Burning Books, 1986.
ANDERSON, Laurie. Stories from the Nerve Bible. Nova York: Haper Perennial, 1994.
AUSLANDER, Philip. Presence and resistance: postmodernism and Cultural Politics in Contemporary American Performance. The University of Michigan Press, 1992.
BAUDRILLARD, Jean. The ecstasy of communication. Nova York: Autonomedia, 1988.
BENJAMIN, Walter. Magia e Técnica, Arte e Política. Obras escolhidas, v. 1. 6. ed. São Paulo: Brasiliense, 1993.
BERGER, René. Arte e Comunicação. São Paulo: Paulinas, 1977.
BUDNEY, Jen. Terra Vision. Zurique: Parkett, n. 49, 1997.
CAIAFA, Janice. Nosso século XXI: notas sobre Arte, Técnica e Poderes. Rio de Janeiro: Relume-Dumará, 2000.
COHEN, Renato. Performance como linguagem: criação de um tempo-espaço de criação. São Paulo: Perspectiva, 1989.
CONNOR, Steven. Cultura Pós-moderna. São Paulo: Loyola, 1993.
DELEUZE, Gilles e GUATTARI, Félix. Mille Plateaux. Paris: Éditions de Minuit, 1980.
______. Kafka: por uma literatura menor. Rio de Janeiro: Imago, 1977.
GONÇALVES, Fernando. Fabulações eletrônicas: a comunicação e as apropriações da tecnologia nas performances de Laurie Anderson. 2003. Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2003.
GLUSBERG, Jorge. A Arte da Performance. São Paulo: Perspectiva, 1987.
GUATTARI, Félix. Caosmose. Rio de Janeiro: Editora 34, 1992.
MCADAMS, Dona Ann. Caught in the Act: a look at contemporary multimedia performance. Nova York, 1996.
RAPAPORT, Herman. “Can you say Hello?": Laurie Ansderson's United States. Theater Journal, v. 38, n. 3, p. 339-353, out. 1986.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de Autor
La sumisión de originales para la Revista Famecos implica la transferencia, por los autores, de los derechos de publicación. El copyright de los artículos de esta revista es el autor, junto con los derechos de la revista a la primera publicación. Los autores sólo podrán utilizar los mismos resultados en otras publicaciones indicando claramente a Revista Famecos como el medio de la publicación original.
Creative Commons License
Excepto donde especificado de modo diferente, se aplican a la materia publicada en este periódico los términos de una licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional, que permite el uso irrestricto, la distribución y la reproducción en cualquier medio siempre y cuando la publicación original sea correctamente citada.