Rhein II ou notas sobre a construção da visibilidade da fotografia na arte contemporânea
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2016.3.22531Palavras-chave:
Fotografia, Arte, Produção de sentidoResumo
O artigo trata do caso da fotografia Rhein II, do artista alemão Andreas Gursky, vendida em um leilão de arte por cerca de quatro milhões de dólares e considerada até recentemente como a fotografia mais cara do mundo. Apoiado metodologicamente na Teoria do Ator-Rede, o texto analisa os processos de construção de sentido e de valor conferido à Rhein II, buscando evidenciar como estes não dizem respeito apenas à arte e seus objetos, mas também à questão da representação no campo das imagens e às mudanças nas funções e nos modelos de produção, circulação e legitimação da fotografia na arte e nos modos de organização de nossa experiência sensível nesse contexto.
Downloads
Referências
C4 – Contemporary art. Los Angeles, [2011]. Profile: Andreas Gursky. Disponível em: <http://c4gallery.com/artist/database/andreas-gursky/andreas-gursky.html>. Acesso em: 17 set. 2015.
CHRISTIE’S. Andreas Gursky. Nova York, 8 nov. 2011. Disponível em: . Acesso em: 17 set. 2015.
BOURDIEU, Pierre. Regras da arte. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.
COTTON, Charlotte. A Fotografia como arte contemporânea. São Paulo: Martins Fontes, 2010.
CRARY, Jonathan. Suspensões da percepção. São Paulo: Cosac Naify, 2013.
________. Técnicas do Observador. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012.
DIDI-HUBERMAN, G. O que vemos, o que nos olha. Rio de Janeiro: Ed. 34, 2010.
FOTO mais cara do mundo é vendida por US$ 4,3 milhões, em Nova York. G1, São Paulo, 11 nov. 2011. Disponível em: <http://g1.globo.com/pop-arte/noticia/2011/11/ foto-mais-cara-do-mundo-e-vendida-por-us-43-milhoes-em-nova-york.html>. Acesso em: 17 set. 2015.
FONTCUBERTA, Joan. A câmera de Pandora. Gustavo Gili: Barcelona, 2012.
FRIED, Michael. Why Photography matters as art as never before. 4th ed. New Haven and London: Yale University Press, 2012.
GALASSI, Peter. Andreas Gursky. The Museum of Modern Art, New York, 2001.
LATOUR, Bruno. Reagregando o social. Salvador/Bauru: UDUFBA/EDUSC, 2012.
LE MARCHÉ de l’art pour les nuls. Quoi, Paris, 5 abr. 2013. Disponível em: . Acesso em: 17 set. 2015.
LUHMAN, Niklas. Art as social system. Stanford, California: Stanford University Press, 2000.
MAYNARD, Patrick. The engine of visualization: thinking through photography. Ithaca: Cornel University Press, 1997.
MORAIS, Angélica. Valorações do transitório. In: COUTO, Ronaldo (Org.). O Valor da obra de arte. São Paulo: Metalivros, 2014.
OLIVEIRA, Emerson e COUTO, Maria de Fátima. (Org.) Instituições de arte. Porto Alegre: Zouk, 2012.
PFAB, Robert. Perception and Communication: Thoughts on New Motifs by Andreas Gursky. In SYRING, Marie Luise (ed.). Andreas Gursky: Photographs from 1984 to the Present. Düsseldorf: Te Neues Publishing Company, p. 9, 1998.
POIVERT, Michel. La Photographie Contemporaine. Paris: Flammarion, 2010.
RICOEUR, Paul. Tempo e Narrativa (tomo I). Campinas: Papirus, 1994.
RANCIERE, Jacques. A partilha do sensível. 2. ed., Rio de Janeiro: Ed. 34, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Famecos implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Famecos como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.