Rhein II ou notas sobre a construção da visibilidade da fotografia na arte contemporânea
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2016.3.22531Palavras-chave:
Fotografia, Arte, Produção de sentidoResumo
O artigo trata do caso da fotografia Rhein II, do artista alemão Andreas Gursky, vendida em um leilão de arte por cerca de quatro milhões de dólares e considerada até recentemente como a fotografia mais cara do mundo. Apoiado metodologicamente na Teoria do Ator-Rede, o texto analisa os processos de construção de sentido e de valor conferido à Rhein II, buscando evidenciar como estes não dizem respeito apenas à arte e seus objetos, mas também à questão da representação no campo das imagens e às mudanças nas funções e nos modelos de produção, circulação e legitimação da fotografia na arte e nos modos de organização de nossa experiência sensível nesse contexto.
Downloads
Referências
C4 – Contemporary art. Los Angeles, [2011]. Profile: Andreas Gursky. Disponível em: <http://c4gallery.com/artist/database/andreas-gursky/andreas-gursky.html>. Acesso em: 17 set. 2015.
CHRISTIE’S. Andreas Gursky. Nova York, 8 nov. 2011. Disponível em: . Acesso em: 17 set. 2015.
BOURDIEU, Pierre. Regras da arte. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.
COTTON, Charlotte. A Fotografia como arte contemporânea. São Paulo: Martins Fontes, 2010.
CRARY, Jonathan. Suspensões da percepção. São Paulo: Cosac Naify, 2013.
________. Técnicas do Observador. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012.
DIDI-HUBERMAN, G. O que vemos, o que nos olha. Rio de Janeiro: Ed. 34, 2010.
FOTO mais cara do mundo é vendida por US$ 4,3 milhões, em Nova York. G1, São Paulo, 11 nov. 2011. Disponível em: <http://g1.globo.com/pop-arte/noticia/2011/11/ foto-mais-cara-do-mundo-e-vendida-por-us-43-milhoes-em-nova-york.html>. Acesso em: 17 set. 2015.
FONTCUBERTA, Joan. A câmera de Pandora. Gustavo Gili: Barcelona, 2012.
FRIED, Michael. Why Photography matters as art as never before. 4th ed. New Haven and London: Yale University Press, 2012.
GALASSI, Peter. Andreas Gursky. The Museum of Modern Art, New York, 2001.
LATOUR, Bruno. Reagregando o social. Salvador/Bauru: UDUFBA/EDUSC, 2012.
LE MARCHÉ de l’art pour les nuls. Quoi, Paris, 5 abr. 2013. Disponível em: . Acesso em: 17 set. 2015.
LUHMAN, Niklas. Art as social system. Stanford, California: Stanford University Press, 2000.
MAYNARD, Patrick. The engine of visualization: thinking through photography. Ithaca: Cornel University Press, 1997.
MORAIS, Angélica. Valorações do transitório. In: COUTO, Ronaldo (Org.). O Valor da obra de arte. São Paulo: Metalivros, 2014.
OLIVEIRA, Emerson e COUTO, Maria de Fátima. (Org.) Instituições de arte. Porto Alegre: Zouk, 2012.
PFAB, Robert. Perception and Communication: Thoughts on New Motifs by Andreas Gursky. In SYRING, Marie Luise (ed.). Andreas Gursky: Photographs from 1984 to the Present. Düsseldorf: Te Neues Publishing Company, p. 9, 1998.
POIVERT, Michel. La Photographie Contemporaine. Paris: Flammarion, 2010.
RICOEUR, Paul. Tempo e Narrativa (tomo I). Campinas: Papirus, 1994.
RANCIERE, Jacques. A partilha do sensível. 2. ed., Rio de Janeiro: Ed. 34, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Derechos de Autor
La sumisión de originales para la Revista Famecos implica la transferencia, por los autores, de los derechos de publicación. El copyright de los artículos de esta revista es el autor, junto con los derechos de la revista a la primera publicación. Los autores sólo podrán utilizar los mismos resultados en otras publicaciones indicando claramente a Revista Famecos como el medio de la publicación original.
Creative Commons License
Excepto donde especificado de modo diferente, se aplican a la materia publicada en este periódico los términos de una licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional, que permite el uso irrestricto, la distribución y la reproducción en cualquier medio siempre y cuando la publicación original sea correctamente citada.