Rhein II ou notas sobre a construção da visibilidade da fotografia na arte contemporânea

Autores

  • Fernando do Nascimento Gonçalves Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3729.2016.3.22531

Palavras-chave:

Fotografia, Arte, Produção de sentido

Resumo

O artigo trata do caso da fotografia Rhein II, do artista alemão Andreas Gursky, vendida em um leilão de arte por cerca de quatro milhões de dólares e considerada até recentemente como a fotografia mais cara do mundo. Apoiado metodologicamente na Teoria do Ator-Rede, o texto analisa os processos de construção de sentido e de valor conferido à Rhein II, buscando evidenciar como estes não dizem respeito apenas à arte e seus objetos, mas também à questão da representação no campo das imagens e às mudanças nas funções e nos modelos de produção, circulação e legitimação da fotografia na arte e nos modos de organização de nossa experiência sensível nesse contexto.

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Biografia do Autor

Fernando do Nascimento Gonçalves, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Mestre e Doutor em Comunicação pela UFRJ. Realizou pesquisa de Pós-Doutorado em Sociologia do Cotidiano na Universidade Paris V- Sorbonne (2008) com apoio da Capes. Em 2002 foi pesquisador visitante na Tisch School of the Arts (New York University) com apoio do CNPq. Atualmente é professor associado da Faculdade de Comunicação Social da UERJ e pesquisador do CNPq. É artista visual, fotógrafo e líder do grupo de pesquisa Comunicação, Arte e Redes Sociotécnicas. Suas pesquisas têm como temas principais arte, fotografia, tecnologia, sociabilidade e produção subjetiva.

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Publicado

2016-07-07

Como Citar

Gonçalves, F. do N. (2016). Rhein II ou notas sobre a construção da visibilidade da fotografia na arte contemporânea. Revista FAMECOS, 23(3), ID22531. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2016.3.22531

Edição

Seção

Ciências da Comunicação