Fabulações eletrônicas: comunicação, tecnologias e resistência na arte-performance de Laurie Anderson
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2006.30.3383Palavras-chave:
Comunicação, arte, culturaResumo
O presente trabalho busca evidenciar as relações entre a comunicação e as artes e suas implicações para as formas de percepção e de intervenção na realidade. O objeto escolhido encontra-se na fronteira dessas áreas: o trabalho de performance da artista americana Laurie Anderson, que explora as interfaces arte, cultura, linguagem e tecnologia. Os usos que Anderson faz da comunicação oral e da tecnologia indicam a possibilidade de interessantes subversões e releituras de práticas e discursos dominantes.Downloads
Referências
AMIRKHANIAN, Charles. Interview with Laurie Anderson. In: SUMNER, Melody (Org). The guests go into supper. San Francisco: Burning Books, 1986.
ANDERSON, Laurie. Stories from the Nerve Bible. Nova York: Haper Perennial, 1994.
AUSLANDER, Philip. Presence and resistance: postmodernism and Cultural Politics in Contemporary American Performance. The University of Michigan Press, 1992.
BAUDRILLARD, Jean. The ecstasy of communication. Nova York: Autonomedia, 1988.
BENJAMIN, Walter. Magia e Técnica, Arte e Política. Obras escolhidas, v. 1. 6. ed. São Paulo: Brasiliense, 1993.
BERGER, René. Arte e Comunicação. São Paulo: Paulinas, 1977.
BUDNEY, Jen. Terra Vision. Zurique: Parkett, n. 49, 1997.
CAIAFA, Janice. Nosso século XXI: notas sobre Arte, Técnica e Poderes. Rio de Janeiro: Relume-Dumará, 2000.
COHEN, Renato. Performance como linguagem: criação de um tempo-espaço de criação. São Paulo: Perspectiva, 1989.
CONNOR, Steven. Cultura Pós-moderna. São Paulo: Loyola, 1993.
DELEUZE, Gilles e GUATTARI, Félix. Mille Plateaux. Paris: Éditions de Minuit, 1980.
______. Kafka: por uma literatura menor. Rio de Janeiro: Imago, 1977.
GONÇALVES, Fernando. Fabulações eletrônicas: a comunicação e as apropriações da tecnologia nas performances de Laurie Anderson. 2003. Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2003.
GLUSBERG, Jorge. A Arte da Performance. São Paulo: Perspectiva, 1987.
GUATTARI, Félix. Caosmose. Rio de Janeiro: Editora 34, 1992.
MCADAMS, Dona Ann. Caught in the Act: a look at contemporary multimedia performance. Nova York, 1996.
RAPAPORT, Herman. “Can you say Hello?": Laurie Ansderson's United States. Theater Journal, v. 38, n. 3, p. 339-353, out. 1986.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Famecos implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Famecos como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.