Estudos latino-americanos de recepção de mídia: notas sobre o significado de gênero e metodologias de pesquisa
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2004.24.3264Palabras clave:
América Latina, Estudos de gênero, MetodologiaResumen
O autor explora uma análise comparativa das principais abordagens metodológicas e debates teóricos entre, por um lado, a análise da recepção latino-americana e brasileira e, por outro lado, o mesmo ramo na academia anglófona. Este tipo de investigação está relacionada com o aumento geral dos estudos culturais na América Latina a partir de meados da década de 1980. Estudos de recepção dão atenção especial ao público feminino, especialmente mulheres de meia-idade das classes mais baixas. Metodologicamente, esta pesquisa empírica, adotando métodos qualitativos, procurou concentrar-se nos relatos do próprio espectador, comumente usando entrevistas em profundidade e algumas vezes incluindo a observação participante. O autor sustenta que, embora a pesquisa de recepção concentre sua atenção na experiência das mulheres como um todo, evita a especificidade das questões das mulheres. A conclusão é que, ao contrário dos estudos culturais em outros lugares, ainda não ocorreu o encontro do feminismo com a análise da recepção na América Latina, especialmente no Brasil.Descargas
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