Narrativas pessoais midiatizadas: uma proposta para o estudo de práticas orientadas pela mídia
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2011.1.8806Palavras-chave:
Práticas, midiatização, mediaçãoResumo
Os estudos de mídia têm estado dominados por explícitas ou implícitas noções de comunicação linear, isto é, pela ideia de que os textos midiáticos movem-se dos produtores aos consumidores. Em princípio, os estudos culturais rejeitam tal concepção unidirecional e compartimentada. No entanto, grande parte da pesquisa empírica, associada a esse campo, ora privilegia o texto, ora as audiências. Com o objetivo de descartar essa fragmentação e direcionalidade, é explorada a perspectiva de estudo de práticas orientadas pela mídia, proposta, sobretudo, por Nick Couldry, via um objeto de estudo denominado aqui de narrativas pessoais midiatizadas.Downloads
Referências
BIRD, S. Elizabeth. For enquiring minds – A cultural study of supermarket tabloids. Knoxville: The University of Tennesse Press, 1992.
______. The audience in everyday life: Living in a media world. Nova York/Londres: Routledge, 2003.
______. Seeking the historical audience – Interdisciplinary lessons in the recovery of media practices. In: ZELIZER, Barbie (Org.). Explorations in Communication and History. Londres/Nova York: Routledge, 2008.
______. Introduction – The anthropology of news and journalism. In: BIRD, S. Elizabeth (Org.). The anthropology of news and journalism – Global Perspectives. Bloomington/Indianapolis: Indianapolis University Press, 2010a.
______. News practices in everyday life: Beyond audience response. In: ALLAN, Stuart (Org.). The Routledge companion to news and journalism. Nova York/Londres: 2010b.
CALHOUN, Craig; SENNET, Richard. Introduction. In: CALHOUN, Craig; SENNET, Richard (Org.). Practicing culture. Londres/Nova York: Routledge, 2007.
COULDRY, Nick. Theorising media as practice. Social Semiotics, v.14, n.2, p. 115-132, 2004.
______. Mediatization or mediation? Alternative understandings of the emergent space of digital storytelling. New Media & Society, v. 10, n. 3, p. 373-391, 2008a.
______. Reality. TV, ou o teatro secreto do neoliberalismo. In: COUTINHO, Eduardo Granja; FILHO, João Freire; PAIVA, Raquel (Org.). Mídia e Poder: ideologia, discurso e subjetividade. Rio de Janeiro: Mauad X, 2008b.
______. My media studies: Thoughts from Nick Couldry. Television & New Media, v. 10, n. 1, p. 40-42, 2009.
______. Why voice matters – Culture and politics after neoliberalism. Londres: Sage, 2010a.
______. A mídia tem futuro? Matrizes, São Paulo, v. 4, n. 1, p. 51-64, 2010b.
______. Depoimento de Nick Couldry. In: ESCOSTEGUY, Ana Carolina D. Cartografias dos estudos culturais – Uma versão latinoamericana. Belo Horizonte: Autêntica, p. 283-296, 2010c. Disponível em: http://pt.scribd.com/doc/35295718/Cartografias-dos-estudos-culturais-Uma-versao-latino-americana Acesso em: 15 abr. 2011.
DOVER, Caroline. Everyday talk: Investigating media consumption and identity amongst school children. Particip@tions, v. 4, n. 1, s/p., 2007.
DU GAY, Paul. Introduction. In: DU GAY, Paul (Org.). Production of culture: Cultures of production. Londres: Sage/Open University, 1997, p. 1-10.
ESCOSTEGUY, Ana Carolina D. Circuitos de cultura/circuitos de comunicação: um protocolo analítico de integração da produção e da recepção. Comunicação, Mídia e Consumo, São Paulo, v. 4, n. 11, p. 115-135, nov. 2007.
______. Quando a recepção já não alcança: os sentidos circulam entre a produção e a recepção. Ecompós, Brasília, v. 12, n. 1, p. 1-15, jan./abr. 2009.
FINNEGAN, Ruth. Storing the self: Personal narratives and identity. In: MACKAY, Hugh (Org.). Consumption and everyday life. Londres: The Open University, 1997, p. 65-111.
JOHNSON, Richard. O que é, afinal, estudos culturais? [1986]. In: SILVA, Tomas Tadeu da (Org.). O que é, afinal, estudos culturais? Belo Horizonte: Autêntica, 1999.
PETERSON, Mark Allen. Performing media – Toward an ethnography of intertextuality. In: ROTHENBUHLER, Eric; COMAN, Mihai (Org.). Media Anthropology. Londres: Sage, 2005.
SILVERSTONE, Roger. Complicity and collusion in the mediation of everyday life. New Literary History, v. 33, n. 4,
p. 761-780, 2002.
______. The sociology of mediation and communication. In: CALHOUN, Craig; ROJEK, Chris; TURNER, B. (Org.). The Sage Handbook of Sociology. Londres: Sage, 2005.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Derechos de Autor
La sumisión de originales para la Revista Famecos implica la transferencia, por los autores, de los derechos de publicación. El copyright de los artículos de esta revista es el autor, junto con los derechos de la revista a la primera publicación. Los autores sólo podrán utilizar los mismos resultados en otras publicaciones indicando claramente a Revista Famecos como el medio de la publicación original.
Creative Commons License
Excepto donde especificado de modo diferente, se aplican a la materia publicada en este periódico los términos de una licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional, que permite el uso irrestricto, la distribución y la reproducción en cualquier medio siempre y cuando la publicación original sea correctamente citada.