Renato Ortiz, notas sobre uma trajetória teórica
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.1998.8.5474Palavras-chave:
Comunicação, trajetória, percurso teóricoResumo
Em três outras obras de suma importância para a compreensão do debate da problemática cultural no Brasil, Cultura Brasileira e identidade nacional (1985), A Moderna tradição brasileira (1988) e Mundialização da Cultura (1994), Ortiz descreve não só um quadro histórico evolutivo das questões culturais, envolvendo a polêmica sobre a construção de uma identidade nacional, como também aponta a existência de uma cultura e identidade “internacional-popular”, sustentada primordialmente pelos meios de comunicação de massa. A seguir, procuro descrever sintética e descritivamente a evolução da reflexão do autor nestes três textos. Estas notas sobre a trajetória de um autor, importante para análise da cultura contemporânea, principalmente nos contornos da América Latina, têm o objetivo de apresentar as problemáticas fundamentais de um percurso teórico – a exemplo do que tenho feito com outros autores latino-americanos. Elas não tem a pretensão de compor uma análise crítica – na plenitude do termo – do pensamento de Renato Ortiz, embora se alinhavem algumas observações finais de caráter crítico.
Downloads
Referências
DIAS. F. C. Estudos culturais no Brasil: a tradição sociológica. In. Revista Sociedade e Estado, Brasília: Editora UnB, v. 8, n. 1 e 2, jan/dez 1993.
GULLAR, F. Cultura posta em questão. In: Arte em Revista. São Paulo, n. 3, março 1980.
ORTIZ, R. A consciência fragmentada. São Paulo: Paz e terra, 1980.
______. Cultura Popular no Brasil: Iluminados e alienados. In: Revista INTERCOM, São Paulo, n. 49/50, jul-dez, 1984.
______. A cultura brasileira e identidade nacional. São Paulo: Brasiliense, 1986.
______. A moderna tradição brasileira. São Paulo: Brasiliense, 1988.
______. Mundialização e cultura. São Paulo: Brasiliense, 1994.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Famecos implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Famecos como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.