Renato Ortiz, notas sobre uma trajetória teórica

Autores/as

  • Ana Carolina Escosteguy Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3729.1998.8.5474

Palabras clave:

Comunicação, trajetória, percurso teórico

Resumen

Em três outras obras de suma importância para a compreensão do debate da problemática cultural no Brasil, Cultura Brasileira e identidade nacional (1985), A Moderna tradição brasileira (1988) e Mundialização da Cultura (1994), Ortiz descreve não só um quadro histórico evolutivo das questões culturais, envolvendo a polêmica sobre a construção de uma identidade nacional, como também aponta a existência de uma cultura e identidade “internacional-popular”, sustentada primordialmente pelos meios de comunicação de massa. A seguir, procuro descrever sintética e descritivamente a evolução da reflexão do autor nestes três textos. Estas notas sobre a trajetória de um autor, importante para análise da cultura contemporânea, principalmente nos contornos da América Latina, têm o objetivo de apresentar as problemáticas fundamentais de um percurso teórico – a exemplo do que tenho feito com outros autores latino-americanos. Elas não tem a pretensão de compor uma análise crítica – na plenitude do termo – do pensamento de Renato Ortiz, embora se alinhavem algumas observações finais de caráter crítico. 

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Biografía del autor/a

Ana Carolina Escosteguy, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

 

Professora da Faculdade de Comunicação Social da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Citas

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______. A moderna tradição brasileira. São Paulo: Brasiliense, 1988.

______. Mundialização e cultura. São Paulo: Brasiliense, 1994.

Publicado

2009-06-29

Cómo citar

Escosteguy, A. C. (2009). Renato Ortiz, notas sobre uma trajetória teórica. Revista FAMECOS, 5(8), 107–116. https://doi.org/10.15448/1980-3729.1998.8.5474

Número

Sección

Artículos

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