Renato Ortiz, notas sobre uma trajetória teórica
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.1998.8.5474Palabras clave:
Comunicação, trajetória, percurso teóricoResumen
Em três outras obras de suma importância para a compreensão do debate da problemática cultural no Brasil, Cultura Brasileira e identidade nacional (1985), A Moderna tradição brasileira (1988) e Mundialização da Cultura (1994), Ortiz descreve não só um quadro histórico evolutivo das questões culturais, envolvendo a polêmica sobre a construção de uma identidade nacional, como também aponta a existência de uma cultura e identidade “internacional-popular”, sustentada primordialmente pelos meios de comunicação de massa. A seguir, procuro descrever sintética e descritivamente a evolução da reflexão do autor nestes três textos. Estas notas sobre a trajetória de um autor, importante para análise da cultura contemporânea, principalmente nos contornos da América Latina, têm o objetivo de apresentar as problemáticas fundamentais de um percurso teórico – a exemplo do que tenho feito com outros autores latino-americanos. Elas não tem a pretensão de compor uma análise crítica – na plenitude do termo – do pensamento de Renato Ortiz, embora se alinhavem algumas observações finais de caráter crítico.
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Citas
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