Construindo o Estado de Conhecimento do Bem-Estar e Mal-Estar Docente na Revista Educação da PUCRS
Resumo
A imprensa atual tem retratado diversas situações de professores e alunos em alto nível de mal-estar: stress, violência, rendimento baixo nas avaliações institucionais, perda do valor da profissão docente, entre outros. Todavia, a Academia tem resgatado também as diversas tentativas de compreensão e promoção do bem-estar na escola. A Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, através da Revista Educação, tem tratado destes dois temas com séria análise contextual e profundidade científica, sendo por isso escolhida como a fonte de pesquisas deste artigo. Com o fim de analisar a construção do estado de conhecimento do bem-estar e mal-estar docente na citada revista, tomamos desde o primeiro caderno publicado (1978) até o mais recente (2009), selecionando os artigos sobre as temáticas e organizando-os em seis categorias: a década em que foi escrito, os autores e suas universidades de origem, a classificação dos artigos em resultados de pesquisa ou de revisão bibliográfica, os autores mais citados e a temática dominante – o bem-estar ou o mal-estar docente. A partir das categorizações levantadas para os nove artigos selecionados, observou-se que a produção destes começou a se tornar mais frequente a partir dos anos 90, em especial com contribuições de professores da PUCRS e da Universidade do Algarve – Portugal. A maioria destes artigos era de revisão bibliográfica. Outra conclusão importante é que houve, a partir do início desta década, uma preocupação maior com o bem-estar docente do que propriamente com o mal-estar docente. Assim, é nosso desejo que este artigo possa promover futuras pesquisas nesta área, enfatizando o bem-estar dos professores, consolidando a tendência mundial das publicações sobre o tema.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Educação Por Escrito implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Educação Por Escrito como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.