Construindo o Estado de Conhecimento do Bem-Estar e Mal-Estar Docente na Revista Educação da PUCRS
Abstract
A imprensa atual tem retratado diversas situações de professores e alunos em alto nível de mal-estar: stress, violência, rendimento baixo nas avaliações institucionais, perda do valor da profissão docente, entre outros. Todavia, a Academia tem resgatado também as diversas tentativas de compreensão e promoção do bem-estar na escola. A Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, através da Revista Educação, tem tratado destes dois temas com séria análise contextual e profundidade científica, sendo por isso escolhida como a fonte de pesquisas deste artigo. Com o fim de analisar a construção do estado de conhecimento do bem-estar e mal-estar docente na citada revista, tomamos desde o primeiro caderno publicado (1978) até o mais recente (2009), selecionando os artigos sobre as temáticas e organizando-os em seis categorias: a década em que foi escrito, os autores e suas universidades de origem, a classificação dos artigos em resultados de pesquisa ou de revisão bibliográfica, os autores mais citados e a temática dominante – o bem-estar ou o mal-estar docente. A partir das categorizações levantadas para os nove artigos selecionados, observou-se que a produção destes começou a se tornar mais frequente a partir dos anos 90, em especial com contribuições de professores da PUCRS e da Universidade do Algarve – Portugal. A maioria destes artigos era de revisão bibliográfica. Outra conclusão importante é que houve, a partir do início desta década, uma preocupação maior com o bem-estar docente do que propriamente com o mal-estar docente. Assim, é nosso desejo que este artigo possa promover futuras pesquisas nesta área, enfatizando o bem-estar dos professores, consolidando a tendência mundial das publicações sobre o tema.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright
The submission of originals to Educação Por Escrito implies the transfer by the authors of the right for publication. Authors retain copyright and grant the journal right of first publication. If the authors wish to include the same data into another publication, they must cite Educação Por Escrito as the site of original publication.
Creative Commons License
Except where otherwise specified, material published in this journal is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International license, which allows unrestricted use, distribution and reproduction in any medium, provided the original publication is correctly cited.