Desenvolvimento socioemocional na Educação Básica

reflexões a partir do Estado do Conhecimento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/2179-8435.2023.1.45151

Palavras-chave:

Aprendizagem socioemocional, Prática pedagógica, Intervenção socioemocional, Educação Básica.

Resumo

Historicamente, os aspectos cognitivos da aprendizagem, como o desempenho em testes e provas de conhecimento relacionados à leitura, escrita e matemática, sempre tiveram destaque nos currículos escolares. Entretanto, essa visão vem se modificando nos últimos anos. Desde a publicação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira em 1996 (BRASIL, 1996), tem-se tensionado a necessidade de as escolas da educação básica atuarem na formação integral dos estudantes. Com a homologação da Base Nacional Comum Curricular em 2017, o incentivo ao desenvolvimento socioemocional dos estudantes tornou-se mais evidente. Diante desse panorama, o presente artigo tem como objetivo compreender como o campo de estudos sobre a temática do desenvolvimento e aprendizagem socioemocional na Educação Básica se apresenta na literatura produzida nas teses e dissertações em programas de pós-graduações nacionais nos últimos anos. A abordagem metodológica adotada foi de caráter qualitativo exploratório, pautada na pesquisa bibliográfica. Utilizou-se dos princípios do Estado do Conhecimento para realizar um levantamento bibliográfico na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, tendo sido delimitado como recorte temporal os anos de 2015 a 2019. Foram utilizados os descritores “desenvolvimento socioemocional”, “competência socioemocional” e “aprendizagem socioemocional”. O corpus de análise constituiu-se por 16 trabalhos, sendo 11 dissertações e 5 teses. Os resultados apontam que a grande maioria dos estudos tem como público as crianças e/ou educadores da educação infantil, carecem, portanto, investimentos em pesquisas voltadas aos anos finais e ensino médio. Além disso, as estratégias pedagógicas adotadas pelos professores para o favorecimento da aprendizagem socioemocional dos estudantes necessitam estar alinhadas com o currículo escolar para que se tornem efetivas. De forma geral, os estudos destacam a necessidade da formação socioemocional do próprio professor.     

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Biografia do Autor

Diana Leonhardt dos Santos, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Porto Alegre, RS, Brasil.

Psicóloga, mestra em Psicologia do Desenvolvimento pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul
(UFRGS), doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade
Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

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Publicado

2023-12-20

Como Citar

Leonhardt dos Santos, D. (2023). Desenvolvimento socioemocional na Educação Básica: reflexões a partir do Estado do Conhecimento. Educação Por Escrito, 14(1), e45151. https://doi.org/10.15448/2179-8435.2023.1.45151

Edição

Seção

Artigos