A interação docente na produção de textos nos anos finais do Ensino Fundamental em contexto de ensino híbrido
DOI:
https://doi.org/10.15448/2179-8435.2023.1.44674Palavras-chave:
Ensino Fundamental, produção textual, interação docente, práticas pedagógicas, ensino híbridoResumo
Este artigo apresenta a concepção sobre o papel fundamental da interação docente no ensino processual do texto escrito, a partir das práticas e dos princípios que levam ao desenvolvimento da escrita no Ensino Fundamental. Além disso, este estudo busca potencializar a prática do ensino e aprendizagem sistematizados da escrita em contexto de educação híbrida. Em vista disso, o artigo objetiva examinar, nas práticas pedagógicas de professores, as concepções sobre interação presentes em seu trabalho de produção textual com estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental em contexto de educação híbrida. Sob esse viés, utilizando a metodologia qualitativa, via análise de conteúdo (BARDIN, 2010), emergiram as três categorias selecionadas, a saber: formativa profissional, concepções de produção textual e prática pedagógica. Os resultados evidenciam a relevância da interação docente em contextos híbridos de aprendizagem, apontando possíveis modificações nas práticas pedagógicas e metodologias enfocando a produção textual. As categorias que emergem indicam a perspectiva de um trabalho que confere ao ensino a concepção da escrita processual. As análises revelam fatores significativos sobre a epistemologia relacional e a ação docente a partir do ponto de vista manifestado pelos participantes, sendo corroborado pelos estudos de outros autores e pesquisadores. Surgem aspectos como a importância da difusão do digital frente às exigências da pandemia; a valorização da formação continuada contextualizada no ambiente escolar, partindo de necessidades docentes reais; a aprendizagem com os pares; e, ainda, a identidade docente.
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