Literatura, imigrantes e refugiados na Educação Infantil
o desenvolvimento da sensibilidade para com o outro
DOI:
https://doi.org/10.15448/2179-8435.2024.1.43388Palavras-chave:
Literatura, Refugiados, Imigrantes, Educação Infantil, CriançaResumo
Este artigo buscou discutir a literatura na Educação Infantil com crianças não alfabetizadas. Seu objetivo foi despertar a empatia e a sensibilidade das crianças pequenas para com as crianças imigrantes e refugiadas que estão frequentando o ambiente escolar por meio dos enredos literários. A pergunta que norteou a elaboração deste artigo foi: como conscientizar, sensibilizar, motivar, desenvolver a empatia e a solidariedade para com o outro, em crianças pequenas, para acolher um colega culturalmente diferente, como o refugiado ou o imigrante, por meio de livros de literatura? Para atender aos objetivos propostos e buscar soluções ao questionamento, foram utilizados diversos livros com imagens, que contam uma história, tendo o professor como narrador e mediador. A fim de apresentar uma seleção representativa, foram selecionadas diversas obras, considerando a interação entre a linguagem verbal e a visual. É importante observar que ilustrações e imagens nos livros infantis para crianças pequenas substituem ou complementam os textos e dão vida aos personagens e suas histórias. Para auxiliar nas questões que envolvem as crianças com culturas diferentes nas escolas, o trabalho também se preocupou com o uso da literatura na solução dos problemas que vão surgindo e em verificar se os objetivos propostos foram atingidos.
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