Juventude e cultura digital
Notas de um diário etnográfico
DOI:
https://doi.org/10.15448/2179-8435.2022.1.40140Palavras-chave:
etnografia, redes, tecnologiaResumo
Estudo etnográfico realizado em uma escola municipal de Florianópolis-SC, durante o biênio 2018-2019. O artigo elege a etnografia educacional como campo de reflexão acadêmica e toma as tecnologias como tema de pesquisa. O objetivo geral do percurso foi compreender de que forma o jovem internauta utiliza as tecnologias ubíquas, bem como as transformações, oportunidades e tensões que essa conexão gera nas sociabilidades juvenis. A partir da longa descrição do lócus observado, o texto elucida possibilidades e desafios para realização de uma etnografia no espaço educacional. Os resultados da pesquisa evidenciam as transformações profundas que as tecnologias ubíquas vêm provocando nos modos de comunicação, produzir e receber informações. Diante de tal panorama, a educação é um elemento essencial para que o jovem infonauta possa desenvolver habilidades de interrogar e desafiar as representações preconceituosas, extremistas, bem como as violências simbólicas tecidas nas redes sociais digitais.
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