(Semi)formação, BNCC e escolarização
Qual é a base para a educação?
DOI:
https://doi.org/10.15448/2179-8435.2021.1.33173Palavras-chave:
BNCC, Escola, Teoria crítica, FormaçãoResumo
Este artigo trata do tema (semi)formação, Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e escolarização. É resultado de reflexões e problematizações oriundas da disciplina de Currículo e Escola por mim ministrada junto aos cursos de licenciatura de uma universidade do estado de São Paulo. Tem-se como objetivo geral refletir criticamente sobre as influências que a BNCC traz às políticas de formação docente na atualidade. Além do suporte bibliográfico educacional específico, o artigo ampara-se nas discussões teóricas desenvolvidas por Theodor Adorno em seus textos filosófico-educacionais, discorrendo sobre o conceito de (semi)formação e educação. A análise proposta conclui que a BNCC poderá transformar a estrutura curricular brasileira não pelo caminho da formação cultural (Bildung), mas pelos interesses mercadológicos baseados em aspectos como competitividade, produtividade e empreendedorismo, reduzindo as possibilidades de crítica. Assim, a crítica adorniana à sociedade instrumental emerge como um referencial teórico que contempla a possibilidade de desenvolver em bases diferentes a análise do processo social em que se insere a educação escolar e seus vínculos com a semiformação (Halbbildung).
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