Práticas pedagógicas inovadoras no ensino universitário: uma análise da motivação e da percepção dos alunos

Autores

  • Kátia Soares Coutinho Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Liliana Maria Passerino Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Renato Bayan Henriques Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Marlus Moschen Avila Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.15448/2179-8435.2018.2.31594

Palavras-chave:

Resolução de problemas, Práticas inovadoras, Tecnologia na educação, Ensino universitário.

Resumo

Inovação no Ensino Superior requer priorizar uma ação educativa significativa a partir de movimento, contradição, análise sistemática e intencional de problemas contextualizados que permitam a construção de sínteses numa ação mediada entre alunos e professores. O presente texto se propõe analisar as práticas pedagógicas no contexto do Ensino Universitário de uma universidade pública brasileira [omitida para revisão blind], em duas áreas disciplinares: Engenharia e Educação sob o viés da motivação decorrente das propostas metodológicas usadas nas aulas de graduação bem como a percepção dos alunos sobre a contribuição das mesmas em sua vida profissional. A metodologia de cunho qualitativo é o estudo de caso que se desenvolveu no primeiro semestre de 2018 e no qual participaram duas turmas de graduação nas áreas de humanas e de exatas. A coleta dos dados foi triangulada a partir da observação participante, da utilização do questionário IMI (Intrinsic Motivation Inventory) e de entrevistas individuais online. Os resultados mostram que a metodologia orientada à resolução de problemas, o uso de recursos pedagógicos desafiadores e o trabalho colaborativo potencializam a motivação dos estudantes e propiciam condições para a construção de um processo de ensino e aprendizagem enriquecedor.

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Publicado

2019-01-11

Como Citar

Coutinho, K. S., Passerino, L. M., Henriques, R. B., & Avila, M. M. (2019). Práticas pedagógicas inovadoras no ensino universitário: uma análise da motivação e da percepção dos alunos. Educação Por Escrito, 9(2), 326–346. https://doi.org/10.15448/2179-8435.2018.2.31594

Edição

Seção

Docência Universitária e o Envolvimento Estudantil