Fatores que dificultam e favorecem Práticas inovadoras no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência no Ceará
DOI:
https://doi.org/10.15448/2179-8435.2019.1.31562Palavras-chave:
Prática Inovação, Formação de Professor, PibidResumo
O objetivo é analisar fatores que favorecem e dificultam Práticas inovadoras na formação do professor supervisor no Programa Pibid no Ceará. A pesquisa caracteriza-se com enfoque qualitativo de natureza exploratória, compreendida entre 2012 a 2016. Contamos com a participação de 30 professores supervisores, por meio de entrevista semiestruturada para coletar os dados. Com os resultados constatamos que: as Práticas inovadoras são diversificadas e flexíveis indicando redirecionamento da forma de ensino. No entanto, a falta de infraestrutura e de materiais dificulta a ocorrência de Práticas inovadoras; em contra partida, a formação ocasionada pela experiência no Pibid é destacada como principal elemento que favorece as Práticas inovadoras. Portanto, o Programa apresenta-se como proposta inovadora para os professores supervisores promovendo melhorias no contexto escolar e na formação continuada dos mesmos. Sugerimos que este Programa seja uma política permanente, mantendo o elo entre a universidade e a escola, favorecendo a formação dos professores.
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