Contribuições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência na formação continuada de professores supervisores
DOI:
https://doi.org/10.15448/2179-8435.2017.2.28180Palavras-chave:
Docente, Metodologias de ensino, Política educacional, Formação.Resumo
A formação continuada de professores faz parte de uma contínua necessidade de desenvolvimento profissional, levando os docentes a refletirem criticamente sobre a própria prática pedagógica. O presente trabalho objetivou investigar as contribuições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) na formação continuada de oito professores supervisores participantes dos subprojetos da Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu, campi da Universidade Estadual do Ceará (FECLI/UECE). Esta investigação caracteriza-se como descritiva e exploratória, com abordagem qualitativa. Os dados foram coletados a partir de questionário e analisados de forma descritivo-interpretativa. Diante dos resultados, observou-se que o PIBID contribuiu de forma positiva e progressiva no tocante à formação continuada de professores supervisores, pirncipalmente no tocante à atualização dos conteúdos da área, bem como das metodologias e dos recursos pedagógicos que podem ser inseridos em sua rotina de sala. Assim, há uma práxis docente diante das experiências compartilhadas com bolsistas de Iniciação à Docência no recinto escolar, evoluindo-os e qualificando sua prática.
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