Problematizando discursos educacionais críticos em Meu professor é o cara
DOI:
https://doi.org/10.15448/2179-8435.1.28152Palavras-chave:
Discursos educacionais, Mídia educativa, Programa de TVResumo
A mídia educativa vem acionando discursos educacionais que têm colaborado para a produção de docentes de determinados tipos. Atentando para tal atuação, inseridas nos estudos culturais de inspiração pós-estruturalista, objetivou-se problematizar alguns elementos desses discursos educacionais acionados de forma recorrente no quadro Meu professor é o cara, integrante do programa de televisão Como será? da Rede Globo de Televisão. Os episódios analisados indicam que os/as professores/as destacados/as procuraram afastar-se ao máximo do qualificado como ensino tradicional, valorizando aspectos dos discursos educacionais críticos e enfatizando que a aprendizagem se efetiva a partir da reconfiguração do espaço de sala de aula e de investimentos na afetividade. O que proporciona uma prática considerada diferenciada.
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