A disciplina de Psicologia no Ensino Médio: revisitando as práticas dos professores da rede pública do Estado de São Paulo
DOI:
https://doi.org/10.15448/2179-8435.2018.2.27862Palavras-chave:
Ensino de Psicologia, Ensino Médio, Escola pública, Licenciatura.Resumo
Este artigo tem por objetivo apresentar e discutir os dados obtidos junto aos professores de Psicologia sobre suas práticas no ensino médio da rede pública do Estado de São Paulo. Participaram da pesquisa 20 professores de Psicologia, concursados e efetivos, de escolas públicas pertencentes a Diretorias de Ensino da Capital, da região metropolitana e do interior do Estado de São Paulo. Os dados coletados por meio de um questionário auto-aplicável mostraram que um dos principais objetivos do ensino de Psicologia era a formação crítica dos alunos. Em relação ao conteúdo programático, foram mencionadas algumas teorias psicológicas, mas muitos professores citaram principalmente o trabalho com temas do cotidiano dos alunos. Quanto à metodologia de ensino, foram citadas aulas expositivas dialogadas combinadas com atividades diversas como leitura de textos, seminários, debates com a utilização de diversos recursos como música, filmes etc. que visavam à realização de aulas participativas e aprendizagem significativa dos alunos. A avaliação combinava diversos instrumentos e procedimentos, realizados individualmente ou em grupo. Pelo destaque dado pelos professores ao trabalho com temas, buscou-se retomar, ainda que brevemente, algumas propostas pedagógicas que historicamente se apresentaram como alternativas à educação tradicional. Por fim, considera-se que as discussões sobre o ensino de Psicologia no nível médio remetem às reflexões mais gerais sobre o currículo e a formação dos jovens das escolas públicas, revelando as contradições e as disputas que são travadas historicamente na educação.
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