A leitura de contos como recurso didático para a formação do leitor em Clube do Livro a partir da Pedagogia Histórico-Crítica
DOI:
https://doi.org/10.15448/2179-8435.1.27117Palavras-chave:
Recurso didático, Pedagogia histórico-crítica, Clube do LivroResumo
O presente artigo trata de uma proposta de intervenção pedagógica em escola pública estadual do Ceará por meio da elaboração e execução de um clube de leitura intitulado Clube do Livro. Projeto realizado com o apoio do Programa Interinstitucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e idealizado por um grupo de professores da escola na qual o clube está inserido. A metodologia de pesquisa utilizada é apresentada em duas fases: a primeira, bibliográfica, apresenta o referencial teórico utilizado na elaboração do projeto Clube do Livro; a segunda descreve a forma como a ação é executada. O Clube do Livro enquadra-se como pesquisa-ação por propor uma prática que intervenha no ambiente no qual se realiza a pesquisa e que seja realizada pelos membros que compõem esse grupo. Pedagogicamente, o projeto advoga-se circunscrito na Pedagogia Histórico-Crítica. A relevância desse projeto dá-se na oportunidade de oferecer aos educandos instrumentalização para o acesso a obras literárias de qualidade.
Downloads
Referências
BOWERS, Fredson. Introdução. In: NABOKOV, VLADIMIR. Lições de literatura. Tradução de Jorio Dauster. São Paulo: Três Estrelas, 2015, p. 9-22.
CORTÁZAR, Julio. Alguns aspectos do conto. In: CORTÁZAR, Julio. Obra crítica, v. 2. Tradução de Paulina Wacht e Ari Roitman. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1999, p. 345-363.
GOTLIB, Nádia Battella. Teoria do conto. Série princípios, 2. São Paulo: Editora Ática, 2006.
LUKÁCS, György. Introdução a uma estética marxista: sobre a particularidade como categoria da estética. Tradução de Carlos Nelson Coutinho e Leandro Konder. 2. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1978.
LUKÁCS, György. Para uma ontologia do ser social I. Tradução de Carlos Nelson Coutinho, Mario Duayer e Nélio Schneider. São Paulo: Boitempo, 2012.
MARTINS, Lígia Márcia. Reflexões acerca da prática pedagógica. In: ZIENTARSKI, Clarice; PEREIRA, Karla Raphaella Costa;
FREIRE, Perla Almeida Rodrigues (Org.). Escola da Terra: conhecimentos formativos para a práxis docente do/no campo (quem organizou?) Assis: Triunfal Gráfica e Editora, 2016. p. 293-302.
MARX, Karla. Manuscritos econômico-filosóficos. Tradução de Jesus Ranieri. São Paulo: Boitempo: 2010.
SAVIANI, Dermeval. Escola e democracia: teorias da educação, curvatura da vara, onze teses sobre a educação política. 41. ed. Campinas: Autores Associados, 2009. (Coleção Polêmicas do Nosso Tempo, 5).
SAVIANI, Dermeval. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 10. ed. Campinas: Autores Associados, 2008.
THIOLLENT, Michael. Metodologia da pesquisa-ação. 5. ed. São Paulo: Cortez, 1992.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Educação Por Escrito implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Educação Por Escrito como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.