Contribuições para uma internacionalização da educação superior desde e para América Latina. A experiência da UNILA e da ELAM
DOI:
https://doi.org/10.15448/2179-8435.2016.2.24849Palavras-chave:
internacionalização, América Latina, experiências, ELAM, UNILA.Resumo
O trabalho tem como objetivo refletir sobre uma internacionalização da educação superior desde e para a América Latina, mediante o estudo das experiências da Universidade Federal para a Integração Latino-Americana (UNILA), localizada em Foz de Iguaçu, Brasil, e da Escola Latino-americana de Medicina (ELAM), localizada em Havana, Cuba. Deste modo, buscamos problematizar a temática da internacionalização através da tensão entre duas perspectivas teóricas: uma hegemônica e outra em construção. Trata-se de um estudo exploratório e descritivo, desenvolvido a partir da análise de documentos e da produção bibliográfica sobre a internacionalização, a UNILA e a ELAM. O texto está organizado em quatro partes. Na primeira, analisamos diversas perspectivas da internacionalização da educação superior, detectadas mediante a evisão bibliográfica da pesquisa. Em segundo lugar, caracterizamos uma perspectiva da internacionalização, que consideramos em construção, formulada desde e para a América Latina. Num terceiro momento, apresentamos duas experiências de internacionalização que se inserem nesta última perspectiva emergente. Finalmente, expomos algumas considerações e reflexões sobre o trabalhado ao longo do texto, e apontamos os principais desafios a serem enfrentados por estas duas instituições no que diz respeito à promoção da internacionalização desde e para América Latina.
Downloads
Referências
CORAZZA, G. A Unila e a integração latino-americana. Boletim de Economia e Política Internacional, São Paulo, n. 3, p. 79-88, jun. 2010.
COUTINHO, C. S. Missão integracionista da Unila. In: SARTI, I. et al. (Org.). Por uma integração ampliada da América do Sul no século XXI. Rio de Janeiro: PerSe, 2013. v. 2, p. 879-894. Disponível em: http://www.fomerco.com.br/conteudo/view?ID_CONTEUDO=237. Acesso em: 11 abr. 2014.
DALE, R. Globalização e educação: demonstrando a existência de uma ‘cultura educacional mundial comum’ ou localizando uma ‘agenda globalmente estruturada para a educação. Educação & Sociedade, Campinas, v. 25, n. 87, p. 423-460, 2004.
DIDOU AUPETIT, S.; ESCOBAR V. J. (Coord.) Internacionalización de la educación superior y las ciencias en América Latina: un Estado del arte. Mendoza, Argentina: Observatorio de Movilidades Académicas y Científicas del IESALC-UNESCO: Editorial de la Facultad de Filosofía y Letras de la Universidad Nacional de Cuyo. 2014.
DIDRIKSSON, A. Contexto global y regional de la educación superior en América Latina y el Caribe. In: IESALC. Tendencias de la educación superior en América Latina y el Caribe. Caracas: IESALC-UNESCO, 2008.
ESCOLA LATINOAMERICANA DE MEDICINA (ELAM). Cuba, 2015. Disponível em: http://instituciones.sld.cu/elam. Acesso em: out. 2015.
ESCOLA LATINOAMERICANA DE MEDICINA (ELAM). Catálogo institucional da Escuela Latino-Americana de Medicina. Havana, Cuba, 2011.
GACEL-ÁVILA, J. La internacionalización de las universidades mexicanas. Políticas y estratégias institucionales. Anuies, México, 2000.
IMEN P. La escuela pública sitiada. Crítica de la transformación educativa. Buenos Aires: Centro Cultural de la Cooperación Floreal Gorini, 2005.
KNIGHT, J. Internationalization: elements and checkpoints. Otawa: Oficina de Canadá para la Cooperación Internacional, 1994. (Monografía investigativa, n. 7).
LAUS, S.; MOROSINI, M. Internacionalización de la educación superior em Brasil. In: WIT, H. et al. (Ed.). Educación superior en América Latina. La dimensión Internacional. Bogotá: Banco Mundial: Mayol Ediciones, 2005.
LIMA, M. C.; MARANHÃO, C. M. S. O sistema de educação superior mundial: entre a internacionalização ativa e passiva. Avaliação, Campinas, v. 14, n. 3, p. 583-690, 2009.
LÓPEZ SEGRERA, F. Educación superior: reforma y prospectiva. ¿Internacionalización o transnacionalización? In: LEAL, M. A. N.; RODRÍGUEZ, I. S. Transformación mundial de la educación superior. México, Universidad Iberoamericana de Puebla, 2007. p. 13-60.
MARTÍ, J. Boletín. El Ayuntamiento. Revista Universal. México, 4 de setembro de 1875. In: CENTRO DE ESTUDOS MARTIANOS (CEM). Obras Completas. 3. ed. Havana: Centro de Estudos Martianos, 2010. t. 2, p. 172-174.
MARTÍ, J. Pátria. In: BATLE, Jorge Sergio (Org.). José Martí: aforismos. Havana: Centro de Estudos Martianos (CEM), 2013. p. 292.
MARTINS, D. V. A história da educação superior na América Latina e o desafio integracionista da Universidade Federal da Integração Latino-americana (UNILA). 2011. 96 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Foz do Iguaçu, 2011.
MATRÍCULA de la Escuela Latinoamericana de Medicina en Cuba llega a los 10 000 estudiantes. Cubadebate, Sitio Web de la Universidad de las Ciências Informáticas – UCI, La Habana, Cuba, 16 mar. 2010. Disponível em: http://www.cubadebate.cu/noticias/2010/03/16/matricula-de-la-escuela-latinoamericana-de-medicina-en-cuba-llega-a-los-10-000-estudiantes/#.Vpj-hyCrTeS. Acesso em: 10 ago. 2015.
MORA-OSEJO L.; FALS BORDA, O. A superação do eurocentrismo. Enriquecimiento do saber sistémico e endógeno sobre o nosso contexto tropical. In: SANTOS, B. S. (Org.). Conhecimento prudente para uma vida decente: “um discurso sobre as ciências” revisitado. São Paulo: Cortez, 2006.
MOROSINI, M. C. Internacionalização na produção de conhecimento em IES Brasileiras: cooperação internacional tradicional e cooperação internacional horizontal. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 27, n. 1, p. 93-112, 2011. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S010246982011000100005&script=sci_arttext. Acesso em: 13 abr. 013.
RICOBOM, G. UNILA: a contribuição do ensino para a integração da América Latina. Revista do Centro de Educação e Letras, Foz do Iguaçu, v. 12, n. 1, p. 67-78, 2010.
RINESI, E. (Coord.). Ahora es cuando: internacionalización e integración regional universitaria en América Latina. Los Polvorines: Universidad Nacional de General Sarmiento, 2013.
ROJAS MIX, M. Siete preguntas sobre la Universidad Latinoamericana del siglo XXI. In: PUGLIESE, J. C. (Ed.) Educación superior: bien público o bien de mercado. Buenos Aires: Ministerio de Educación, Ciencia y Tecnología; Secretaría de Políticas Universitarias, 2005.
RUDZKI, R. The strategic management of internationalization-towards a model of theory and practice. 1998. Doctoral thesis – School of Education, University of Newcastle upon Tyne, Newcastle, 1998.
SANTOS, B. S. Epistemologías del Sur. México: Siglo XXI Editores, 2009.
SANTOS, B. S. Os processos da globalização. In: SANTOS, B. S. (Org.). Globalização: fatalidade ou utopia? 2. ed. Porto: Afrontamento, 2002.
SCHLOGEL, D. A. O projeto da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA). Revista Congreso Universidad, [S.l.], v. 2, n. 3, p.1-7, 2013.
SILVA, M. A. Política educacional do Banco Mundial entre 1970 e 1996. In: SILVA, M. A. Intervenção e consentimento: a política educacional do Banco Mundial. Campinas: Autores Associados; São Paulo: Fapesp, 2002.
TABORGA, A. M. et al. La Internacionalización de la universidad en Argentina a principios del siglo XXI: desde una “orientación exógena” hacia una “orientación endógena. In: MARTÍNEZ, M. E.; PIÑERO, F. J.; DELGADO, S. A. El papel de la universidad en el desarrollo. Puebla: Universidad Autónoma de Puebla; Bueno Aires: Universidad Nacional del Centro de la Provincia de Buenos Aires, 2013.
TANGELSON, G. Desde el sur: miradas sobre la internacionalización. Lanús, Buenos Aires: Ediciones de la UNLa – Universidad Nacional de Lanús, 2014.
TEICHLER, U. Internationalisation as a challenge for higher education in Europe. Tertiary Education and Management, v. 5, n. 1, p. 5-22, 1999.
TEODORO, A. Globalização e educação: políticas educacionais e novos modos de governação. São Paulo: Cortez, 2003.
TRINDADE, H. UNILA: Universidade para a integração latino-americana. Revista Educación Superior y Sociedad/Nueva Época, v. 14, n. 1, p. 147-153, 2009.
UNIVERSIDAD DE CIENCIAS MÉDICAS DE LA HABANA Síntesis del plan de estúdios de la carrera de medicina. Habana: Cuba, [2015?]. Disponível em http://instituciones.sld.cu/ucmh/estudios-academicos-autofinanciados/sintesis-del-plan-de-estudio-dela-carrera-de-medicina. Acesso em: ago. 2015.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA INTEGRAÇÃO LATINO-AMERICANA (UNILA). Foz de Iguaçu, 2014. Disponível em: http://www.unila.edu.br. Acesso em: 10 ago. 2014.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA INTEGRAÇÃO LATINO-AMERICANA (UNILA). Foz de Iguaçu, 2016. Disponível em: http://www.unila.edu.br. Acesso em: jun. 2016.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA INTEGRAÇÃO LATINO-AMERICANA (UNILA). Comissão Própria de Avaliação (CPA). Relatório de autoavaliação institucional 2014. Foz do Iguaçu, 2015.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA INTEGRAÇÃO LATINO-AMERICANA (UNILA). Estatuto. Foz do Iguaçu, 2012.
WIT, H. Strategies or internationalization of higher education: a comparative study of Australian, Canada, Europe and United States. Ámsterdam: Asociación Europea para la Educación Internacional, 1995.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Educação Por Escrito implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Educação Por Escrito como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.