A EJA como analisador de práticas educacionais em contextos de expansão da escolaridade
DOI:
https://doi.org/10.15448/2179-8435.2015.2.21552Palavras-chave:
EJA, Obrigatoriedade, Garantias de escolarização, Argentina, Brasil.Resumo
Neste artigo apresentamos uma reflexão acerca do papel da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no contexto atual de expansão da escolaridade obrigatória. Para isso partimos de uma análise introdutória desse contexto em América Latina para posteriormente focalizar em dois países: Argentina e Brasil. Nesse marco buscamos interrogar as características atuais da EJA assim como aspectos da invenção da figura do adulto como aluno e dos processos de “juvenilização” dessa modalidade educativa. Para tanto evocamos a EJA como analisador, ou seja, aproveitamos o potencial de práticas educacionais possíveis quando se volta a atenção para jovens e adultos e o modo particular em que esse público se dispõe à ação educacional e propomos pensar ações educacionais com esse público sem assimilá-las e reduzi-las à educação escolar.
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