Gestão Social da (in)disciplina na escola e a educação para a cidadania

Autores

  • Luciano Henrique Barcelos Centro Universitário UNA
  • Maria Lúcia Miranda Afonso Centro Universitário UNA

DOI:

https://doi.org/10.15448/2179-8435.2015.1.17843

Palavras-chave:

Educação para a cidadania. Gestão social. (In)Disciplina escolar.

Resumo

Este artigo discute as relações entre a gestão social da (in)disciplina na escola e a formação para a cidadania. Inicialmente, faz uma revisão de literatura sobre a (in)disciplina na escola e suas possíveis gêneses, do ponto de vista sociocultural, das interações entre família e escola, dos conflitos interpessoais e subjetivos. Defende que a educação para a cidadania e os direitos humanos constitui uma referência contemporânea fundamental para tal compreensão. Comenta o Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos e suas proposições para o ensino fundamental, considerando o seu impacto para a discussão da (in)disciplina na escola. Argumenta que a educação para a cidadania não pode se limitar ao âmbito pedagógico e à transmissão de informações e precisa ser efetivada como prática social. Assim, defende que a abordagem da (in)disciplina na escola seja realizada no bojo de uma gestão escolar que se constitua como gestão social, com ênfase na cidadania e na participação dos diversos atores sociais envolvidos no campo da educação.

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Biografia do Autor

Luciano Henrique Barcelos, Centro Universitário UNA

Pedagogo; Pós-Graduado em Psicopedagogia; MBA-Gestão de Instituições de Ensino; Mestrando em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local (Centro Universitário UNA/MG); Diretor do Colégio Maximus BH-MG; Diretor do Sindicato das Escolas Particulares de Minas Gerais; Diretor Suplente da Federação Regional dos Estabelecimentos de Ensino de Minas Gerais.

Maria Lúcia Miranda Afonso, Centro Universitário UNA

Psicóloga social e clínica; Mestre e Doutora em Educação, Professora do Mestrado em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local (Centro Universitário UNA/MG).

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Publicado

2015-04-23

Como Citar

Barcelos, L. H., & Afonso, M. L. M. (2015). Gestão Social da (in)disciplina na escola e a educação para a cidadania. Educação Por Escrito, 6(1), 98–117. https://doi.org/10.15448/2179-8435.2015.1.17843

Edição

Seção

Artigos