Gestão Social da (in)disciplina na escola e a educação para a cidadania
DOI:
https://doi.org/10.15448/2179-8435.2015.1.17843Palavras-chave:
Educação para a cidadania. Gestão social. (In)Disciplina escolar.Resumo
Este artigo discute as relações entre a gestão social da (in)disciplina na escola e a formação para a cidadania. Inicialmente, faz uma revisão de literatura sobre a (in)disciplina na escola e suas possíveis gêneses, do ponto de vista sociocultural, das interações entre família e escola, dos conflitos interpessoais e subjetivos. Defende que a educação para a cidadania e os direitos humanos constitui uma referência contemporânea fundamental para tal compreensão. Comenta o Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos e suas proposições para o ensino fundamental, considerando o seu impacto para a discussão da (in)disciplina na escola. Argumenta que a educação para a cidadania não pode se limitar ao âmbito pedagógico e à transmissão de informações e precisa ser efetivada como prática social. Assim, defende que a abordagem da (in)disciplina na escola seja realizada no bojo de uma gestão escolar que se constitua como gestão social, com ênfase na cidadania e na participação dos diversos atores sociais envolvidos no campo da educação.
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