O princípio da interdisciplinaridade na prática de professores da disciplina Projeto Aplicado no Instituto UNA de Tecnologia
DOI:
https://doi.org/10.15448/2179-8435.2015.1.17396Palavras-chave:
Projeto aplicado. Interdisciplinaridade. Prática docente. Graduação tecnológica.Resumo
Este artigo analisa resultados de investigação qualitativa e descritiva sobre a prática da interdisciplinaridade de docentes da disciplina Projeto Interdisciplinar Aplicado de cursos de graduação tecnológica do Instituto UNA de Tecnologia (Belo Horizonte, Minas Gerais). A proposta do diálogo interdisciplinar, que tem
penetrado diversos espaços da vida social, do mundo do trabalho e da escola, tem sido apresentada como forma de superar a visão fragmentada da realidade e promover processos colaborativos de produção e socialização do conhecimento. Os dados obtidos mediante entrevista aos professores foram organizados em cinco categorias de análise: motivos, recursos, facilitadores, dificultadores e condições que precisam ser criadas. A investigação encontrou evidências de que os docentes têm agido de forma intuitiva e pouco estruturada na interpretação prática desse princípio. Conclui que a efetivação da intenção institucional de desenvolvê-lo se apresenta como um grande desafio e que, apesar das dificuldades encontradas, os professores demonstraram grande interesse em superá-lo.
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