A concepção e o sentido da formação vivida na graduação em Pedagogia: a perspectiva de egressas do curso

Autores

  • Deivis Perez Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho"/UNESP
  • Sabrina Orgado Oliveira Secretaria Municipal de Ensino da Prefeitura de Guarulhos (PMG) e Secretaria Municipal de Ensino da Prefeitura de São Paulo (PMSP).

DOI:

https://doi.org/10.15448/2179-8435.2015.1.17237

Palavras-chave:

Educação. Formação do pedagogo. Sentido.

Resumo

Este estudo examinou a concepção e o sentido da formação para a docência vivida na licenciatura em Pedagogia por professoras. Os problemas de pesquisa foram: 1) Qual a concepção de formação de professores e seu locus nas Ciências da Educação na visão das voluntárias do estudo? 2) Qual o sentido conferido à formação no curso de Pedagogia? Participaram três professoras com perfil típico do pedagogo do país, conforme o Censo Escolar de 2007. Optou-se pela abordagem qualitativa de pesquisa e realização de estudo de caso. A recolha de dados foi feita por meio da aplicação de questionários exploratórios e realização de entrevistas individuais e coletiva. Os resultados apontaram que as participantes do estudo consideram que o locus da formação docente é a própria Pedagogia, enquanto campo científico, e que a noção de formação remete a ação impositiva e de doutrinação dos profissionais do ensino, que se opõe ao ideal de parceria no processo educativo entre docentes da graduação e seus alunos. Observou-se permanente tensão entre os sentidos atribuídos ao curso de Pedagogia, considerado, em alguns momentos, teórico e distante da prática e, em outras situações, percebido como facilitador da apropriação de saberes acadêmicos e sociopolíticos relevantes para a ação laboral docente.

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Biografia do Autor

Deivis Perez, Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho"/UNESP

Professor doutor do Programa de Pós-Graduação em Psicologia e do Departamento de Psicologia Evolutiva, Social e Escolar da Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho"/UNESP.

Sabrina Orgado Oliveira, Secretaria Municipal de Ensino da Prefeitura de Guarulhos (PMG) e Secretaria Municipal de Ensino da Prefeitura de São Paulo (PMSP).

Pedagoga e professora do ensino fundamental I das redes municipais de ensino de São Paulo-SP e de Guarulhos-SP.

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Publicado

2015-04-23

Como Citar

Perez, D., & Oliveira, S. O. (2015). A concepção e o sentido da formação vivida na graduação em Pedagogia: a perspectiva de egressas do curso. Educação Por Escrito, 6(1), 7–25. https://doi.org/10.15448/2179-8435.2015.1.17237

Edição

Seção

Artigos