Jardins botânicos como espaços de descoberta: o trabalho de campo no ensino de Geografia

Autores

  • Bruno Nunes Batista Colégio Tiradentes da Brigada Militar. Colégio Marista Assunção.
  • Antonio Carlos Castrogiovanni Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Pontifícia Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

DOI:

https://doi.org/10.15448/2179-8435.2014.2.17207

Palavras-chave:

Jardins botânicos. Educação ao ar livre. Ensino de Geografia.

Resumo

É possível construir conhecimento em jardins botânicos, através da Geografia, ou não? Um jardim botânico é elemento do espaço geográfico, de modo que se apresenta como um conjunto solidário, contraditório e inseparável de objetos e ações. A compreensão do todo depende das partes, e estas da totalidade. Ciente de tal postulado, o artigo apresenta um conjunto de atividades pedagógicas, elaboradas com o amparo das teorias do Ensino de Geografia e da Pedagogia Social Crítica, mediadas pela Epistemologia Genética. O artigo aponta a necessidade da construção, na escola, de um pensamento reflexivo, voltado à cidadania, compreendendo os alunos enquanto sujeitos históricos no processo de mudança da sociedade. O trabalho de campo é uma aproximação com a realidade, demonstrando que tudo está ligado a tudo, e é através do que o aluno tem de disponível que o ensino e a aprendizagem têm significado e maior possibilidade de serem construídos com efetividade. Nesse sentido, o trabalho de campo se posiciona enquanto elemento de desafio sobre os sujeitos, pressionando-os a agir no espaço geográfico de maneira competente.

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Publicado

2014-10-13

Como Citar

Batista, B. N., & Castrogiovanni, A. C. (2014). Jardins botânicos como espaços de descoberta: o trabalho de campo no ensino de Geografia. Educação Por Escrito, 5(2), 315–332. https://doi.org/10.15448/2179-8435.2014.2.17207