Desmistificando a Química: investigação das definições dos estudantes do IFRO sobre o real conceito das Reações Químicas
DOI:
https://doi.org/10.15448/2179-8435.2014.1.15818Palavras-chave:
Ensino de Química. Perfil conceitual. Reações Químicas.Resumo
O estudo das Reações Químicas apresenta uma série de conceitos que possibilitam um entendimento mais abrangente sobre a Química como ciência, sendo o seu domínio fundamental para progredir nos demais temas propostos no Ensino Médio. Estudos publicados nas últimas três décadas reportam que um aluno que
conclui o Ensino Médio sem compreender os requisitos mínimos sobre Reações Químicas possivelmente apresentará dificuldades para assimilar os demais conceitos relacionados à disciplina. Considerando a relevância deste tema, o presente trabalho descreve a investigação das definições dos estudantes sobre o real conceito das Reações Químicas, entre os alunos dos 2º anos dos cursos Técnicos Integrados ao Nível Médio em Eletrotécnica,
Informática e Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Campus Porto Velho Calama. Foi proposto a 65 alunos, que respondessem um questionário contendo três perguntas, que avaliaram seu domínio sobre o tema. Somente 1,6% dos estudantes conseguiram diferenciar uma reação química de uma transformação física; 9% conseguiu justificar uma reação química corretamente com enfoque no universo macroscópico e 37% caracterizou o fenômeno por meio da justificativa unificando o universo macroscópico com o microscópico, no entanto, a justificativa sendo parcialmente correta.
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