A alfabetização aos seis anos e a organização do trabalho pedagógico
Abstract
Aprovou-se em 6 de fevereiro de 2006 a lei nº: 11.274 que ampliou o ensino para nove anos, e o ingresso da criança com 6 anos de idade na escola. A aprovação da lei foi um passo importante para motivar a escola básica a melhorar no quesito qualidade, quanto à proposta pedagógica, à formação dos educadores e à necessária estrutura e recursos didático-pedagógicos para o atendimento. A entrada da criança mais jovem na escola transforma-se em oportunidade para mudanças significativas na estrutura e na organização escolar. As individualidades infantis passariam a ser consideradas para serem atendidas as crianças nas suas diferentes especificidades, assim como o aspecto lúdico nas aulas, e o jogo visto como uma forma da criança ressignificar o mundo externo a partir dos conteúdos simbólicos que a brincadeira oportuniza. Através desse artigo, de cunho bibliográfico, procura-se demonstrar a importância de proporcionar estímulos variados de leitura e de escrita, através da exploração de gêneros textuais diversificados e de estratégias lúdicas. Os gêneros textuais são excelentes ferramentas de ensino apresentando-se como um meio de articulação entre as práticas sociais e os objetos escolares, mais particularmente no ensino da produção de textos orais e escritos.
Palavras-chave: Infância. Linguagem. Lúdico. Brincar. Jogo.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright
The submission of originals to Educação Por Escrito implies the transfer by the authors of the right for publication. Authors retain copyright and grant the journal right of first publication. If the authors wish to include the same data into another publication, they must cite Educação Por Escrito as the site of original publication.
Creative Commons License
Except where otherwise specified, material published in this journal is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International license, which allows unrestricted use, distribution and reproduction in any medium, provided the original publication is correctly cited.