Recurso digital na aprendizagem dos surdos: leitura e a escrita
DOI:
https://doi.org/10.15448/2179-8435.2015.2.20599Palavras-chave:
Digital, Surdo, Leitura.Resumo
Este artigo apresenta um estudo sobre a inclusão, sobre as leis e aborda a educação no desenvolvimento do surdo, discutindo o uso do recurso digital durante esse processo. O estudo descreve por meio de uma pesquisa qualitativa os resultados alcançados através de respostas adquiridas numa entrevista realizada com alunos surdos. Visa compreender como esse indivíduo utiliza o recurso digital, em especial para poder pensar como ele poderia usufruir da educação a distância, considerando as limitações da sua deficiência. Os resultados obtidos na entrevista, com os alunos surdos, apontam que a maior dificuldade está nos textos escolhidos para as aulas, por serem longos e porque eles não dominam completamente a língua portuguesa, pois a língua deles é libras, isso torna a leitura mais difícil e trabalhosa. Também, se levantou algumas sugestões, para o uso de maneira mais qualificada, das ferramentas usadas no meio digital, com o objetivo de melhorar a aprendizagem dos alunos.
Downloads
Referências
ARAÚJO, K. S. S; HETKOWSKI, T. M. Educação Inclusiva: o direito. Recife: Editora Construir, 2005. Disponível:
construirnoticias.com.br/asp/materia.asp?id=980>. Acesso em: 20 ago. 2015.
ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. História da educação e da pedagogia: geral e Brasil. São Paulo: Moderna, 2006.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Portugal: Edições 70, 2010.
BERNARDINO, Elidéa. Absurdo ou lógica? Os surdos e sua produção linguística. Belo Horizonte: Profetizando Vida, 2000.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação: 9.394/96. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm>.
Acesso em: 13 out. 2014.
BRASIL. Resolução CNE/CEB nº 4, de 13 de julho de 2010. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&v
iew=article&id=14906&Itemid=866>. Acesso em: 13 out. 2014.
BRASIL. Ministério da Educação, Conselho Nacional de Educação, Câmara de Educação Básica (CNE e CNB), 2001. Disponível em:
em: 17 out. 2014.
CARVALHO, Rosita Edler. Educação inclusiva: com os pingos nos “is”. Porto Alegre: Mediação, 2004.
CHIZZOTTI, Antônio. Pesquisa em Ciências Humanas e Sociais. São Paulo: Cortez, 2001.
FERNADES, Maria. Os segredos da alfabetização. São Paulo: Cortez, 2010.
FREITAS, Soraia; RODRIGUES, David; KREBS, Ruy. Educação inclusiva e necessidades educacionais especiais. Santa Maria: UFSM, 2005.
GUERRA, Isabel Carvalho. Pesquisa qualitativa e análise de conteúdo: sentidos e formas de uso. Portugal: Principia, 2006.
HONORA, Márcia; FRIZANCO, Mary L. Esclarecendo as deficiências: aspectos teóricos e práticos para contribuir com uma sociedade
inclusiva. São Paulo: Ciranda Cultural, 2008.
KARNOPP, Lodenir Becker; KLEIN, Madalena. A lingua na educação do surdo. Porto Alegre: SEED, 2005.
LIBÓRIO, Renata Maria Coimbra; CASTRO, Bernardo Monteiro de. Dialogando sobre preconceito, políticas de inclusão escolar
e formação de professores. In: SILVA, Divino José da; LIBÓRIO, Renata Maria Coimbra (Orgs.). Valores, preconceito e práticas
educativas. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2005.
MANTOAN, Maria. Inclusão escolar: o que é? Porquê? Como fazer? São Paulo: Moderna 2003.
MAZZOTTA, Marcos José Silveira. Educação Especial no Brasil: História e Políticas Públicas. São Paulo: Cortez, 2005.
MINAYO, Maria Cecília de Souza (Org.). Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 1998.
QUADROS, Ronice Müller de. Educação de Surdos: a aquisição da linguagem. Porto Alegre: Artes Médicas. 1997.
ROESH; Azevedo. Projeto de estágio e de pesquisa em administração. São Paulo: Atlas, 2009.
SASSAKI, R. K. Construindo uma sociedade para todos. Rio de Janeiro: WVA, 1997.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Educação Por Escrito implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Educação Por Escrito como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.