A alfabetização aos seis anos e a organização do trabalho pedagógico
Resumo
Aprovou-se em 6 de fevereiro de 2006 a lei nº: 11.274 que ampliou o ensino para nove anos, e o ingresso da criança com 6 anos de idade na escola. A aprovação da lei foi um passo importante para motivar a escola básica a melhorar no quesito qualidade, quanto à proposta pedagógica, à formação dos educadores e à necessária estrutura e recursos didático-pedagógicos para o atendimento. A entrada da criança mais jovem na escola transforma-se em oportunidade para mudanças significativas na estrutura e na organização escolar. As individualidades infantis passariam a ser consideradas para serem atendidas as crianças nas suas diferentes especificidades, assim como o aspecto lúdico nas aulas, e o jogo visto como uma forma da criança ressignificar o mundo externo a partir dos conteúdos simbólicos que a brincadeira oportuniza. Através desse artigo, de cunho bibliográfico, procura-se demonstrar a importância de proporcionar estímulos variados de leitura e de escrita, através da exploração de gêneros textuais diversificados e de estratégias lúdicas. Os gêneros textuais são excelentes ferramentas de ensino apresentando-se como um meio de articulação entre as práticas sociais e os objetos escolares, mais particularmente no ensino da produção de textos orais e escritos.
Palavras-chave: Infância. Linguagem. Lúdico. Brincar. Jogo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Educação Por Escrito implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Educação Por Escrito como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.