Formação docente e protagonismo estudantil de acadêmicos de Medicina: desafios e perspectivas

Autores

  • Adan Renê Pereira da Silva Doutorando em Educação da Universidade Federal do Amazonas.
  • Anne Karina Pereira de Andrade Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Amazonas
  • Nilza Oliveira dos Santos Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.15448/2179-8435.2018.2.31449

Palavras-chave:

Formação docente, Protagonismo estudantil, Formação médica.

Resumo

A docência no campo médico tem se constituído em desafio para a formação e exigido a reflexão em torno de perspectivas. O objetivo é discutir alguns desses desafios apontados pela literatura, privilegiando o protagonismo estudantil. Para isso, empreendeu-se pesquisa de revisão bibliográfica, focando autores que tratam da temática. Os resultados mostraram que a formação inicial e continuada de professores na área é urgente, principalmente quando se considera a ausência dela, a falta de percepção do aluno como sujeito da aprendizagem e silenciamentos de questões que potencializam a evasão escolar discente, como excesso de cobrança e pouco protagonismo estudantil. Concluiu-se que, por ser o campo da formação de professores incipiente, necessita ser revisitado: o professormédico precisa se perceber mais professor, o que o levará a pensar o campo pedagógico, e menos médico, para relativizar paradigmas de sua própria formação e enxergar o aluno em uma perspectiva biopsicossocial, mais como sujeito e menos como paciente.

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Biografia do Autor

Adan Renê Pereira da Silva, Doutorando em Educação da Universidade Federal do Amazonas.

Doutorando em Educação pela Universidade Federal do Amazonas, Mestre em Psicologia, Especialista em História da Saúde na Amazônia. Psicólogo.

Anne Karina Pereira de Andrade, Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Amazonas

Mestre em Saúde Pública, Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Amazonas

Nilza Oliveira dos Santos, Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Amazonas

Graduada em Serviço Social, Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Amazonas

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Publicado

2019-01-11

Como Citar

Silva, A. R. P. da, Andrade, A. K. P. de, & Santos, N. O. dos. (2019). Formação docente e protagonismo estudantil de acadêmicos de Medicina: desafios e perspectivas. Educação Por Escrito, 9(2), 188–203. https://doi.org/10.15448/2179-8435.2018.2.31449

Edição

Seção

Docência Universitária e o Envolvimento Estudantil