A docência universitária e a experiência: o olhar sobre uma prática educativa desenvolvida pelo professor Jorge Larrosa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/2179-8435.2018.2.31420

Palavras-chave:

Leitura, Experiência, Jorge Larrosa, Educação.

Resumo

A experiência requer que aquele disposto a vivenciá-la esteja também propenso a abrir-se ao desconhecido e ao inusitado. É preciso correr riscos, pois ela é passional e, por isso, desencadeadora dos sentimentos e emoções os quais nem sempre dominamos. Possibilitar a vivência de experiências está cada vez mais difícil na atualidade visto que ela exige o silêncio, a parada, o olhar-se a fim de que algo aconteça naquele que a vive. Estamos quase sempre apressados e sem tempo para as experiências diárias que nos são oferecidas. Diante disso, pretendemos discutir nesse artigo a possibilidades de fazer da experiência uma prática educativa que possa ser adotada por educadores de distintas áreas e em diferentes níveis de educação. Para tanto, descrevemos uma atividade de leitura e discussão teórica acerca de alguns textos que compõem o corpus da disciplina ministrada pelo professor pesquisador Jorge Larrosa Bondia, da Universitat de Barcelona, com alunos do curso de Pedagogia Social dessa mesma universidade. A partir da prática proposta por Larrosa procuramos discutir conceitos acerca da leitura e da experiência como possibilidades para que o aluno leitor universitário seja tocado e movido ao seu interior por meio do texto e, assim, realmente possa, a partir dele, construir conhecimento, formar ou/e transformar-se, sendo, então, o agente de sua prática educativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Izandra Alves, Universidade de Passo fundo Instituto Federal do Rio Grande do Sul, campus Feliz

Doutoranda em Letras pela UPF, bolsista Capes e professora do IFRS, campus Feliz

Fabiane Verardi Burlamaque, Universidade de Passo Fundo

Professora Doutora do PPGL da Universidade de Passo Fundo e coordenadora das Jornadas Literárias de Passo Fundo

Referências

BAUMAN, Zygmunt. Modernidad líquida. Buenos Aires. Fondo de Cultura Económica. 1999.

JOUVE, Vincent. A leitura. São Paulo: UNESP, 2002.

LARROSA, Jorge. Tremores. Escritos sobre a Experiência. Belo Horizonte: Autêntica, 2016.

LARROSA, Jorge. Experiência e alteridade em educação. Tradução Maria Carmem Silveira Barbosa e Suzana Beatriz Fernandes. Revista Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v. 19, n 2, p. 04-27, jul./dez. 2011.

LARROSA, Jorge. La experiencia de la lectura. México: FCE, 2003.

SENNET, Richard. O artífice. 2. ed. Rio de Janeiro: Record: 2009.

Downloads

Publicado

2019-01-11

Como Citar

Alves, I., & Burlamaque, F. V. (2019). A docência universitária e a experiência: o olhar sobre uma prática educativa desenvolvida pelo professor Jorge Larrosa. Educação Por Escrito, 9(2), 220–231. https://doi.org/10.15448/2179-8435.2018.2.31420

Edição

Seção

Docência Universitária e o Envolvimento Estudantil