Didática no Ensino Superior: estratégias de ensino adequadas à arte de ensinar
DOI:
https://doi.org/10.15448/2179-8435.2018.2.31275Palavras-chave:
Didática, Ensino Superior, Estratégias de ensino.Resumo
Este estudo tem por objetivo descrever as principais estratégias de ensino adequadas à didática do ensino superior. Mediante a pesquisa bibliográfica apura-se a presença de catorze estratégias de ensino aplicáveis ao âmbito das universidades: Aula Expositiva, Perguntas e Respostas, Estudo Dirigido, Fichas Didáticas, Método de Solução de Problemas, Método de Projetos, Trabalho em Grupo, Estudo in loco, Jogos, Dramatização, Seminário, Debate, Método da Descoberta e Unidades Didáticas. Ademais, propõe-se a classificação dessas estratégias em três categorias – individuais, coletivas e mistas. Por fim, sugere-se o uso de duas ou mais estratégias de ensino, tendo como base a associação de quatro elementos didáticos: planejamento, organização de conteúdos, estratégias de ensino e avaliação.
Downloads
Referências
ALMEIDA, H. M. de. A didática no ensino superior: práticas e desafios. Revista Estação Científica, v. 14, n. 2, p. 1-8, 2015.
BELTHER, J. M. (Org.). Didática I. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2014.
CASAGRANDE, M. D. H.; BORNIA, A. C.; CASAGRANDE, J. L.; MECHELN, P. J. V. Jogos de empresas no ensino da contabilidade tributária. Contabilidade Vista & Revista, v. 25, n. 1, p. 34-58, 2014.
CONTRERAS DOMINGO, J. Ser y saber en la formación didáctica del profesorado. Revista Interuniversitaria de Formación del profesorado, Zaragoza, v. 68, n. 2, p. 61-81, 2010.
FERREIRA, V. S. As especificidades da docência no ensino superior. Revista Diálogo Educacional, v. 10, n. 29, p. 85-99, 2010.
FLORENTINO, J. A. A formação continuada e os desafios à (re)construção da profissionalidade. Educação por Escrito, Porto Alegre, v. 7, n. 1, p. 74-87, 2016.
FRANCO, M. A. S. Didática: uma esperança para as dificuldades pedagógicas do ensino superior? Práxis Educacional, v. 9, n. 15, p. 147-166, 2013.
FREIRE, R. A. A didática no ensino superior. São Paulo: Cengage, 2016.
GARBELINI, V. M.; GONÇALVES, E. Habilidades e competências docente no ambiente virtual de aprendizagem. Educação por Escrito, Porto Alegre, v. 6, n. 2, p. 220-230, 2015.
GIL, A. C. Didática do ensino superior. São Paulo: Atlas, 2015. [E-book].
GIL, A. C. Metodologia do ensino superior. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2011.
HAYDT, R. C. C. Curso de didática geral. São Paulo: Ática, 2006.
LIBÂNEO, J. C. Didática. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2013.
LIBLIK, A. M. P. Aprender didática, ensinar didática. Curitiba: InterSaberes, 2012.
LOURENÇO, C. D. S.; MAGALHÃES, T. F. A sala de aula e as empresas: análise da produção e da utilização de casos para ensino em Administração. Administração: Ensino e Pesquisa, v. 15, n. 1, p. 11-42, 2014.
LOWMAN, J. Dominando as técnicas de ensino. Tradução H. O. Avritscher. São Paulo: Atlas, 2007.
MALHEIROS, B. T. Didática geral. Rio de Janeiro: LTC, 2012.
MARQUEZAN, F. F.; SCREMIN, G.; SANTOS, E. A. G. Aprendizagem da docência na formação inicial de professores: contribuições do Pibid/Pedagogia. Educação por Escrito, Porto Alegre, v. 8, n. 1, p. 112-128, 2017.
MEDINA, A. M. C. Didática Recreativa Matemática: ensino e aprendizagem em uma escola da comunidade. Revista Contemporânea de Educação, v. 7, n. 14, p. 422-439, 2012.
PILETTI, C. Didática geral. 24. ed. São Paulo: Ática, 2010.
PLEBANI, S.; DOMINGUES, M. J. C. S. A utilização dos métodos de ensino: uma análise em um curso de Administração. Revista Angrad, v. 10, n. 2, p. 53-72, 2009.
RODRIGUES, L. P.; MOURA, L. S.; TESTA, E. O tradicional e o moderno quanto à didática no ensino superior. Revista Científica do ITPAC, v. 4, n. 3, p. 1-9, 2011.
SANTO, E. do E.; LUZ, L. C. S. da. Didática no ensino superior: perspectivas e desafios. Saberes: Revista Interdisciplinar de Filosofia e Educação, v. 1, n. 8, p. 58-73, 2013.
VEIGA, C. H. A.; LIMA, J. M.; ZANON, L. B. Feira de negócios internacionais: uma proposta de jogos de empresas vivenciais em aula. InternexT - Revista Eletrônica de Negócios Internacionais da ESPM, v. 8, n. 3, p. 127-144, 2013.
VEIGA, I. P. A. A prática pedagógica do professor de didática. Campinas: Papirus, 2015. [E-book].
VEIGA, I. P. A. O seminário como técnica de ensino socializado. In: VEIGA, I. P. A. (Org.). Técnicas de ensino: por que não? 21. ed. Campinas: Papirus, 2011, Cap. 6, p. 107-120.
ZABALA, A. A prática educativa: como ensinar. Tradução de Ernani F. da F. Rosa. Porto Alegre: Artmed, 1998.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Educação Por Escrito implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Educação Por Escrito como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.